Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2004 - 08h31

Bolsa de Tóquio encerra em queda após dados de produção industrial

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta terça-feira devido à divulgação dos dados sobre a produção industrial no Japão, que ficaram abaixo da expectativa do mercado financeiro. O dia foi de venda de papéis e realização de lucros, mas o otimismo quanto à recuperação da economia japonesa ainda anima os investidores.

O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, caiu 0,2% e fechou com 11.860 pontos. O dólar foi comercializado a 108,65 ienes em Tóquio hoje, 0,83 iene acima da cotação de ontem e também acima dos 107,95 a que foi comercializado em Nova York.

A produção industrial do Japão cresceu 0,5% em maio na comparação com abril, informou hoje o governo do Japão. Segundo economistas consultados pela agência de notícias Reuters, o crescimento esperado era de 2,5%.

Os dados sobre emprego no país, divulgados hoje pelo governo, no entanto, foram positivos. A taxa de desemprego no Japão foi de 4,6% em maio, um ligeiro recuo em relação à de abril (4,7%). Foi o menor nível em quase quatro anos. O mercado de trabalho vem conseguindo se recuperar no Japão, depois de ter registrado, em janeiro, alta recorde de 5,5%.

Mercado de ações

O volume de negócios continua reduzido em Tóquio, influenciado pela expectativa de uma alta agressiva na taxa de juros do Federal Reserve (Fed, o BC americano), na decisão de seu comitê de política monetária, amanhã. O consenso entre os economistas é de que o banco deverá aumentar em 0,25 ponto percentual sua taxa atual de 1% ao ano, a mais baixa desde 1958.

Os investidores também aguardam a divulgação, programada para quinta-feira, do índice "tankan" de confiança empresarial, apurado pelo Banco do Japão (banco central do país).

O setor de alta tecnologia sofreu queda após a divulgação dos dados sobre produção industrial. Os papéis que mais caíram foram os da Fujitsu e da Hitachi. As ações da montadora Nissan também caíram.

No lado positivo, os papéis da NEC e da Toshiba conseguiram reverter as perdas no início do pregão e fecharam em alta. Os papéis da montadora Toyota também subiram e, no setor imobiliário, os papéis do Sumitomo Realty, do Mitsui Fudosan and do Mitsubishi Estate também subiram.

Demais Bolsas asiáticas

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,64% e fechou com 12.116 pontos, afetado por perdas no setor imobiliário. Na Tailândia, a Bolsa de Bangcoc fechou em ligeira baixa de 0,34%, com 649 pontos, em dia de venda de papéis e realização de lucros.

Na Coréia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em alta de 1,01%, com 778 pontos. Os destaques do dia foram os papéis da Hyundai Motor e do setor de tecnologia. Na Malásia, a Bolsa de Kuala Lumpur subiu 0,13 % e fechou com 823 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em alta de 0,55%, com 5.741 pontos, impulsionada por procura por barganhas no setor de tecnologia. Em Cingapura, a Bolsa subiu 0,76% e fechou com 1.830 pontos, maior patamar em duas semanas, em razão da redução nos preços do petróleo.

Na Indonésia, o índice da Bolsa de Jacarta subiu 0,24% e encerrou o dia com 722 pontos.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página