Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2004 - 21h21

AmBev sofre derrota no Peru e atrasa plano de construção de fábrica

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A AmBev, dona das marcas Skol, Brahma e Antarctica, terá de rever seu plano de fabricar e vender cerveja no Peru. A empresa sofreu uma derrota no julgamento de um processo pela agência peruana de defesa do consumidor (Indecopi).

Esse órgão governamental anulou uma decisão favorável à AmBev tomada pelo tribunal em março passado. Foi uma vitória da colombiana Backus, que possui quase um monopólio da venda de cerveja no Peru.

A batalha entre as duas começou oficialmente em janeiro, quando a AmBev acusa a Backus de ferir regras da livre concorrência ao impedir sua entrada no sindicato do setor e de envasar seu produto em garrafas de 620 ml, bastante comuns no Peru.

Por sua vez, a Backus alega que a AmBev não possui o direito de propriedade sobre o vasilhame e as marcas que identificam o produto e o comitê de fabricantes. No Peru, é adotado o sistema de troca da garrafa de cerveja vazia por uma cheia pelo consumidor --controlado pela Backus.

Em março, a AmBev havia conseguido uma medida cautelar que impedia a Backus de barrar a entrada da empresa brasileira como membro do sindicato da indústria peruana de cervejas e de usar as garrafas de 620 ml. Mas, essa decisão temporária foi derrubada ontem pelo Indecopi.

O objetivo da AmBev era investir US$ 45 milhões na construção de uma fábrica e conquistar 6% do mercado peruano de cervejas em três anos. Mas o cronograma já sofreu atrasos devido aos obstáculos legais e manobras da concorrente.

Em 2003, a empresa deu o primeiro passo nesse projeto ao comprar a peruana Embotelladora Rivera, dona de rede de distribuição de bebidas.

Procurada pela reportagem, a AmBev informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não tem ainda como comentar o assunto.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a AmBev
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página