Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2004 - 08h48

Bolsa de Tóquio fecha em queda pela quinta sessão consecutiva

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Bolsa de Tóquio encerrou o pregão desta quinta-feira em baixa pela quinta sessão consecutiva, em seu menor nível em um mês, às vésperas das eleições parlamentares no Japão. O índice Nikkei caiu 0,55% e fechou com 11.322 pontos --a mais baixa pontuação desde 4 de junho, quando registrou 11.128 pontos.

Nas últimas cinco sessões, a Bolsa de Tóquio já acumula queda de 4,82%.

O dólar foi comercializado em Tóquio hoje a 108,89 ienes. 0,25 iene acima da cotação de ontem e também acima dos 108,45 ienes a que foi comercializado em Nova York ontem.

No mercado de ações, os preços caíram, com os investidores diminuindo sua exposição a riscos às vésperas das eleições parlamentares no Japão, que acontecem no domingo (11). As últimas pesquisas mostram que o partido do primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, o PLD (Partido Liberal Democrático), pode não atingir sua meta de conquistar 51 dos 121 assentos da Câmara Baixa --o que pode forçar Koizumi a renunciar ao cargo.

Os preços dos papéis do setor de tecnologia caíram hoje. Entre os que mais caíram estiveram os da Advantest, da Tokyo Electron, da Matsushita Electric e da Sony.

Demais Bolsas asiáticas

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,6% e fechou com 12.119 pontos. Os investidores venderam seus papéis e embolsaram os lucros com os ganhos acumulados nas últimas três sessões.

Na Tailândia, a Bolsa de Bangcoc fechou em queda de 1,1%, com 659 pontos, com os investidores embolsando lucros acumulados nas últimas quatro sessões. Na Indonésia, a Bolsa de Jacarta caiu 1,5% e perdeu 759 pontos, puxada pelos papéis das empresas de cigarro e de telecomunicações.

Na Malásia, a Bolsa de Kuala Lumpur fechou em baixa de 0,4%, com perda de 851 pontos, com a venda de papéis provocada pelo temor, entre os investidores, de uma nova onda de gripe do frango na Ásia. Na Coréia do Sul, o índice Kospi, da Bolsa de Seul, fechou em queda de 2,4%, com 743 pontos, puxada pelo setor de tecnologia.

A Bolsa de Cingapura fechou em queda de 0,7%, com 1.860 pontos, puxada pela venda de papéis do setor bancário.Em Taiwan, o dia no mercado de ações iniciou com avanços, mas os índices voltaram a cair no fim do pregão, com incertezas sobre o desempenho futuro do setor de tecnologia da informação. No fechamento, a Bolsa de Taipé registrava recuo de 0,3% e 5.713 pontos.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre eleições parlamentares no Japão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página