Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2004 - 08h19

Bolsa de Tóquio sobe pelo 2º pregão seguido, após eleições parlamentares

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Bolsa de Tóquio encerrou o pregão em alta nesta segunda-feira, seguindo a tendência de resultados positivos iniciada na sexta-feira. Os investidores receberam com otimismo os resultados de ontem das eleições parlamentares no Japão. O índice Nikkei subiu 1,39% e fechou com 11.582 pontos.

Os resultados oficiais das eleições para o Senado japonês confirmaram a vitória da oposição centrista. O PLD (Partido Liberal Democrata), do primeiro-ministro conservador, Junichiro Koizumi, perdeu por pequena diferença: conseguiu 49 das 121 cadeiras, enquanto o PD (Partido Democrata) conquistou 50 cadeiras. O resultado é um sinal do descontentamento público sobre os cortes de benefícios sociais realizados pelo governo e o envio de tropas ao Iraque.

O PLD e seu aliado no governo, o Novo Komei, pequeno, mas influente partido budista, conservam, no entanto, ampla maioria na Câmara Alta. O PLD tem agora 115 senadores, o Novo Komei 24 e, o partido Democrata, 82. Os investidores entenderam que, mesmo com este resultado, as reformas promovidas pelo primeiro-ministro Koizumi irão continuar.

No mercado de ações, os destaques entre as altas do dia foram as ações das empresas de tecnologia Kyocera e Matsushita Electric Industrial. Os papéis dos bancos Sumitomo Mitsui Financial e Mizuho também subiram.

Demais Bolsas asiáticas

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou praticamente estável, com variação negativa de 0,09% e 12.191 pontos. Corretores disseram que os preços das ações subiram no início do pregão, seguindo os resultados de Wall Street da sexta-feira, mas à tarde um movimento de vendas e realização de lucros levou o índice para o terreno negativo.

Na Bolsa de Cingapura, o índice Straits Times subiu 0,5% e fechou com 1.870 pontos, depois que o governo cingapuriano divulgou um crescimento de 11,7% na economia do país no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período de 2003.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em ligeira queda de 0,3%, com 5.758 pontos, depois que o banco de investimentos Merrill Lynch rebaixou a classificação do setor mundial de fabricação de chips de computador.

Na Coréia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em ligeira queda, com preocupações sobre ataques terroristas. O índice Kospi caiu 0,2% e encerrou o dia com 746 pontos. Na Malásia, a Bolsa de Kuala Lumpur fechou em queda de 0,3%, com 851 pontos, em dia de realização de lucros.

A venda de papéis também derrubou a Bolsa de Jacarta, na Indonésia, que fechou em baixa de 0,5%, com 757 pontos. Na Tailândia, a Bolsa de Bangcoc fechou em queda de 0,8%, com 661 pontos.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre eleições parlamentares no Japão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página