Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2004 - 08h31

Bolsa de Tóquio avança apesar do pessimismo com tecnologia

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Bolsa de Tóquio encerrou a sessão desta quinta-feira em ligeira alta, com procura dos investidores por barganhas em setores como imobiliário e varejista, ofuscando as contínuas perdas no setor de tecnologia. O índice Nikkei subiu 0,46% e fechou com 11.409 pontos.

O dólar foi cotado a 109,58 ienes em Tóquio hoje, 0,32 iene acima da cotação de ontem e também acima dos 109,14 ienes a que foi comercializado em Nova York ontem.

No mercado de ações, os papéis do setor imobiliário e do setor varejista lideraram as altas. Os destaques foram as ações das empresas Sumitomo Realty e Mitsui Fudosan e, entre as redes varejistas, as da Aeon e as da Ito-Yokado, que haviam sido afetados na sessão de ontem pelas perdas nos setores de tecnologia e de exportações (que vem rebocando a vacilante recuperação econômica japonesa).

O pessimismo quanto ao desempenho do setor de tecnologia, no entanto, continua, após outra rodada de vendas dos papéis das empresas americanas do setor. As que mais perderam foram a Tokyo Electron, a Advantest, a Canon e a Kyocera.

No setor bancário, a notícia, ontem, de que o banco UFJ iria propor uma fusão com o Mitsubishi Tokyo Financial Group deixou o setor em desequilíbrio. As ações do UFJ caíram, enquanto as do Mitsubishi Tokyo Financial Group encerraram o dia em alta.

Demais Bolsas asiáticas

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,1% e encerrou com 11.939 pontos. Os ganhos no setor de serviços públicos apagaram as perdas iniciais causada pelas ações das empresas exportadoras. Na Indonésia, a Bolsa de Jacarta subiu 0,1%, ficando com 745 pontos, com procura por barganhas, depois das últimas sessões em baixa.

Na Tailândia, a Bolsa de Bangcoc recuou 0,9% e fechou com 646 pontos, afetada pelos altos preços do petróleo e pelo novo surto de gripe do frango.

Na Malásia, a Bolsa de Kuala Lumpur encerrou o dia com queda de 0,8% e 838 pontos, afetada pelas quedas em Nova York e pela falta de notícias positivas na região. Na Coréia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em baixa de 0,5%, com 732 pontos, afetada pela queda nas ações da Samsung Electronics, que seguiram o mau desempenho do setor em Wall Street e nos mercados asiáticos.

Em Cingapura, a Bolsa recuou 0,2%, fechando com 1.867 pontos, seguindo as quedas em Wall Street ontem. Em taiwan, a Bolsa de Taipé sentiu o choque das recentes baixas nas ações das fabricantes de semicondutores, caindo 1,4% e encerrando o pregão com 5.542 pontos.

Com agências internacionais


Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre os preços do petróleo
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre bancos japoneses
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página