Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2004 - 09h43

Vendas do comércio sobem pelo sexto mês, com alta de 10% em maio

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

As vendas do comércio varejista brasileiro aumentaram 10,01% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se do sexto mês seguido de alta.

O resultado positivo deve-se em parte ao reaquecimento do mercado interno, especialmente com melhores condições do crédito ao consumidor, aumento de prazo de pagamento e taxas de juros menores.

O setor de eletrodomésticos e móveis foi o que registrou a maior expansão de vendas em maio, de 35,58%.

O aumento do consumo, entretanto, não se limitou a fatores ligados ao financiamento ao consumidor. O grupo mais diretamente relacionado à renda e ao emprego --de hipermercados, supermercados, alimentos, bebidas e fumo-- também reagiu em maio. De acordo com o IBGE, esse grupo vendeu mais 5,17% do que em maio de 2003.

Nos primeiros cinco meses deste ano, o comércio acumulou alta de 8,48%, puxado pelo setor de móveis e eletrodomésticos, cujo volume de vendas aumentou 28,10% no período.

Com exceção de Roraima, o volume de vendas cresceu em todos os Estados em relação a maio do ano passado. A maior alta ocorreu no Amazonas (+29,56%). No Estado de São Paulo, as vendas do varejo aumentaram 8,76%, enquanto que, no Estado do Rio, a expansão chegou a 12,36%. Roraima teve queda de 8,24% nas vendas.

O mês de maio foi marcado por indicadores econômicos mais favoráveis. A indústria teve alta de produção de 7,8% na comparação com maio de 2003 enquanto que a taxa de desemprego ficou em 12,2% após bater recorde em abril (13,1%).

Metodologia

A PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) é realizada mensalmente pelo IBGE em todas o país. Para mensurar o desempenho do setor, o IBGE apura a receita bruta de revenda das empresas varejistas formais com 20 ou mais pessoas ocupadas.

Leia mais
  • Vendas do comércio continuarão a crescer, mas em ritmo menor

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre vendas no comércio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página