Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2004 - 15h34

Ação da Vale dispara quase 6% com rumor de desistência da Noranda

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online

Rumores de que a Companhia Vale do Rio Doce vai sair da disputa pela Noranda, uma mineradora canadense, fizeram o papel disparar na sessão de hoje na Bovespa.

Durante a tarde, os papéis ON eram negociados a R$ 158,74, com alta de 5,82%. A Vale nunca confirmou oficialmente o interesse na mineradora canadense. No entanto, já manifestou a intenção de diversificar seu leque de produtos --hoje a empresa é líder mundial em ferro. Neste mês, a empresa inaugurou a mina de Sossego, em Carajás, voltada para a exploração de cobre. Os principais focos de atuação da Noranda são cobre e níquel.

Na semana passada, a corretora Merrill Lynch divulgou relatório condenando a aquisição da empresa devido à perspectiva de queda no preço do cobre no médio prazo e à baixa sinergia entre as duas companhias.

De acordo com os rumores que circulam no mercado, a Vale não estaria disposta a pagar o preço necessário para adquirir a empresa. A competição com outras empresas estaria tirando a Vale da disputa.

Desdobramento

A Vale anunciou hoje a convocação de uma assembléia para aprovar a proposta de desdobramento das ações. Cada papel da empresa seria transformado em três. A medida deve aumentar a liquidez do papel em bolsa.

Segundo Fábio Zagatti, analista do HSBC, a mudança é indiferente para o atual investidor. "Se ele tem uma ação, receberá mais duas. A diferença vale para quem quiser comprar ações da empresa a partir de agora, pois o lote ficará mais barato, o que tende a aumentar o número de negócios com o papel", diz.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a aquisição da Noranda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página