Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2004 - 19h38

Governo negocia nova regra para camarão congelado

Publicidade

da Folha Online

O governo federal, em parceria com universidades, empresas e indústrias de processamento, discutem até sexta-feira um novo regulamento técnico para o camarão congelado brasileiro. A norma, uma exigência do Codex Alimentarius da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), estabelecerá os padrões de identidade e qualidade do produto, uniformizando a sua aplicação prática nas indústrias.

O objetivo da normatização é oferecer ao consumidor produtos sem riscos à saúde nem perda de qualidade e livre de fraude econômica.

O chefe do Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária de Pescado do Ministério da Agricultura, Cícero dos Santos Filho, informa que já existem ou estão em fase de conclusão os regulamentos técnicos para peixes fresco e salgado seco, conservas de peixe, conservas de atum, bonito e sardinha.

O regulamento técnico para o camarão congelado ficará em consulta pública em www.agricultura.gov.br.

Santos Filho lembra que o regulamento técnico para o camarão congelado é importante, considerando o desenvolvimento acelerado da carcinicultura, em especial na região Nordeste.

O camarão é o principal produto de exportação do setor pesqueiro. A produção saltou de 60 mil toneladas, em 2002, para 91 mil toneladas em 2003.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre produção do camarão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página