Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2004 - 09h17

Queda no setor de tecnologia em Wall Street derruba Bolsa de Tóquio

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As ações das empresas do setor de alta tecnologia pressionaram a Bolsa de Tóquio, que fechou em queda nesta quinta-feira, seguindo o desempenho fraco do setor em Wall Street. Os investidores temem que o mercado mundial de microchips esteja perto da saturação. O índice Nikkei caiu 0,78%, e fechou com 11.116 pontos.

A Bolsa eletrônica Nasdaq, em Nova York, caiu, ontem, 0,6% e encerrou o dia com 1.858 pontos, pressionando a Bolsa de Tóquio.

O dólar foi cotado a 111,68 ienes hoje em Tóquio, 0,66 iene acima da cotação de ontem, mas abaixo dos 111,71 ienes a que foi comercializado ontem em Nova York.

A Bolsa japonesa manteve-se em baixa durante a sessão de hoje, com os investidores aguardando a divulgação de resultados de empresas nacionais, principalmente das gigantes do setor de eletrônica Fujitsu, Hitachi e Matsushita Electric e, no setor automobilístico, da Nissan Motor. A maior parte das divulgações, no entanto, foi feita após o fechamento do pregão.

Demais Bolsas asiáticas

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,11%, fechando com 12.183 pontos, afetado pelo temor de altas de juros, o que atingiu principalmente o setor imobiliário. Na Tailândia, a Bolsa de Bangcoc caiu 0,5%, ficando com 631 pontos, afetada por uma desaceleração da economia mundial.

Na Coréia do Sul, a desaceleração da economia mundial e os preços do petróleo pressionaram o índice Kospi, que caiu 1,7% e fechou com 730 pontos. Em Taiwan, a Bolsa de Taipé recuou 0,6%, para 5.349 pontos, afetada pelos preços do petróleo.

Na Malásia, a Bolsa de Kuala Lumpur caiu 0,6% fechando com 833 pontos, em meio a incertezas sobre o desempenho dos setores exportadores nos próximos meses.

Na Indonésia, A Bolsa de Jacarta subiu 0,1% e registrou 760 pontos, com as compras dos papéis da Telekomunikasi Indonesia e da fabricante de cigarros Gudang Garam revertendo as quedas do dia. Na Bolsa de Cingapura, o índice Straits Times subiu 0,3%, ficando com 1.875 pontos, favorecido pelas ações das empresas Singapore Airlines e Neptune Orient Lines.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o setor de tecnologia no Japão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página