Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2004 - 12h58

União Européia acusa Visa de discriminar administradoras de cartão

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) acusou hoje a empresa de cartões de crédito Visa International de discriminar parte das administradoras que podem utilizar seu sistema informatizado.

Segundo o órgão, algumas administradoras de cartões de crédito teriam como pagar para utilizar o sistema da Visa, mas a empresa não estaria aplicando regras "objetivas e não-discriminatórias" para aceitar filiadas em sua rede.

A acusação da UE segue a reclamação feita, em abril de 2000, pela rival da Visa, a Discover (administrada pelo banco americano Morgan Stanley Dean Witter). Ela era acusada de ter excluído o Morgan Stanley da rede Visa, enquanto continuava a aceitar pagamentos com cartões de outros administradores, como o Citigroup e o Diners Club.

"A Visa não conseguiu explicar porque uma rede de porte internacional como a Diners Club representaria uma ameaça menor que a empresa regional Discover, que opera apenas nos EUA e não tem participação na Europa", diz ainda a nota da comissão.

A Visa tem em sua rede 21 mil instituições financeiras que administram as compras com cartões de crédito.

Com agências internacionais

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a empresa de cartões de crédito Visa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página