Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2004 - 12h32

Venda de cerveja da AmBev cai 7,3%, mas empresa dobra lucro

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O volume de vendas das cervejas produzidas pela AmBev no mercado interno diminuiu 7,3% --somou 12,15 milhões de hectolitros-- no segundo trimestre deste ano em relação ao volume vendido no mesmo período do ano passado.

Essa redução, segundo a AmBev, refletiu não apenas a perda de participação no mercado doméstico por conta da concorrência, mas também a queda de 2,7%, de acordo com a ACNielsen, no consumo provocado pelo desaquecimento do mercado doméstico.

Apesar da queda no volume, a margem de receita por hectolitro cresceu 21% e somou R$ 43,2 no trimestre. A receita também aumentou e somou R$ 117,4 por hectolitro, 16,5% maior que o registrado no mesmo período de 2003.

As perdas, segundo a AmBev, também foram compensadas pela melhora na participação das marcas consideradas "super-premium", cujo preço é maior que o das cervejas consideradas "tradicionais". A participação desses produtos na receita passou de 5,9% para 6,6% no trimestre.

A AmBev informou ainda que aumentou a participação das embalagens retornáveis no mix de vendas, que subiu de 71,5% para 72,5%. Essas embalagens são as utilizadas, normalmente, pelos estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes.

No segundo trimestre deste ano, o lucro líquido da AmBev dobrou em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. A empresa lucrou R$ 265 milhões, resultado 106,3% maior que o verificado entre abril e junho de 2003.

As despesas com distribuição cresceram 30,7%, somando R$ 142,1 milhões no trimestre. As despesas gerais e administrativas totalizaram R$ 91,3 milhões, alta de 8,9% se comparado aos R$ 83,8 milhões do ano anterior.

Leia mais
  • Lucro da AmBev dobra no trimestre

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre a AmBev

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página