Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2004 - 16h15

Exportação de frango cresce mais de 30% em agosto

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

O volume das exportações de carne de frango cresceu 30,4% em agosto, em relação a igual mês de 2003. No ano, os embarques acumulam um aumento de 26%. O dado foi divulgado hoje pela Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos).

Em receita, as exportações somaram US$ 243,9 milhões em agosto e US$ 1,706 bilhão no acumulado do ano --um crescimento de 33% e 53,8%, respectivamente. Foram enviados ao exterior 252.623 toneladas de carne de frango no mês passado, acumulando um volume de 1,597 milhão de toneladas em oito meses do ano.

"O resultado continua indicado que a meta estabelecida para este ano, de crescimento de 8% a 10% nos volumes e de 25% na receita cambial, será atingida", cita a nota da associação.

A Arábia Saudida é o maior comprador do frango brasileiro. É responsável por 45% do total importado pelo Oriente Médio, principal região do mundo para as exportações do setor. O Japão aparece em segundo lugar.

Os problemas de sanidade enfrentados pela China e Tailândia, como a chamada "gripe do frango", favoreceram o aumento dos embarques pelo Brasil. O destaque negativo do setor é a União Européia. As exportações acumulam queda de 15,5% no ano, até agosto, com volume de 185,9 mil toneladas.

Segundo a Abef, o protecionismo do mercado europeu explica a redução nos embarques. Por exemplo, o peito de frango brasileiro sofre com uma taxação de 75% para entrar na região.

Santa Catarina (28,6%), Paraná (27,10%) e Rio Grande do Sul (25,4%) são os maiores Estados exportadores de carne de frango, considerando o desempenho dos últimos oito meses. O produto embarca principalmente pelos portos de Itajaí (SC), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre exportações de carnes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página