Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2004 - 16h36

Suspensão do fornecimento da Yukos à China eleva preço de petróleo

Publicidade

da Folha Online

O barril do petróleo cru para entrega em outubro, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, voltou a subir hoje com o anúncio da Yukos de que irá suspender temporariamente o fornecimento de petróleo à China. O barril do cru fechou cotado a US$ 46,35, em alta de 1,67%.

A Yukos irá suspender a entrega de petróleo na China por não ter como custear o transporte do produto, segundo a agência de notícias Associated Press.

O eventual atraso na entrega nos EUA da produção das refinarias do golfo do México em razão da passagem do furacão Ivan também afetou os preços.

A preocupação de analistas e investidores é quanto ao tempo que a atividade nas unidades produtoras do golfo do México vai levar para voltar aos níveis normais.

A expectativa quanto aos níveis dos estoques americanos de petróleo, a serem divulgados na quarta-feira, é pessimista. Os economistas aguardam a segunda divulgação seguida de forte baixa nos estoques.

A Yukos vem se debatendo para conseguir saldar uma dívida de US$ 3,4 bilhões em impostos atrasados referentes ao ano 2000. As contas bancárias continuam congeladas por determinação judicial.

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) decidiu na semana passada o aumento de 1 milhão de barris por dia a partir de 1º de novembro, na tentativa de conter a alta dos preços do produto.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os preços do petróleo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página