Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2004 - 15h32

Petróleo e Shell derrubam Bolsas européias

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As Bolsas européias caíram nesta quarta-feira com a alta do petróleo após a divulgação dos estoques nos EUA e da previsão de investimentos da Royal Dutch/Shell sem uma previsão do retorno para os investidores.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 encerrou o dia em queda de 0,35%, com 4.592 pontos. Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve desvalorização de 1,05% e recuou para 3.692 pontos. A Bolsa de Frankfurt perdeu 1,22% e fechou com 3.942 pontos. Na Bolsa de Milão, o índice Mib recuou 0,33%, fechando com 21.114 pontos e a Bolsa de Madri teve baixa de 0,61% e ficou com 8.021 pontos.

O barril do petróleo cru para novembro estava em alta de 3,23%, cotado a US$ 48,27, em Nova York.

O Departamento de Energia dos EUA anunciou a retração de 9,1 milhões de barris nos estoques americanos da commodity na semana passada, 5% a menos que no mesmo período de 2003.

O resultado ficou abaixo do que esperavam analistas e investidores e vem depois de uma queda de 7,1 milhões de barris na semana anterior ao período pesquisado.

A produção das refinarias no golfo do México caíram em 8,5 milhões devido à interrupção das atividades em razão da passagem do furacão Ivan pela região. A entrega das importações de petróleo nos portos do golfo do México também foi afetada.

Os papéis da Royal Dutch/Shell caíram 3,3%. A empresa anunciou investimentos de US$ 15 bilhões até 2006 para expandir suas reservas mas sem especificar qual seria o retorno dos investimento para os acionistas.

As ações da rede varejista francesa Carrefour também caíram, com o anúncio feito no jornal francês "La Tribune" de que a rede teria perdido participação de mercado nos últimos dois meses.

No setor automobilístico, os papéis da Volkswagen e da DaimlerChrysler caíram 1,4% e 2,5% respectivamente, depois da previsão de queda nas vendas de automóveis na China neste ano.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Shell
  • Leia o que já foi publicado sobre as Bolsas européias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página