Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2004 - 10h47

Lula define hoje se edita ou não nova MP dos transgênicos

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta quinta-feira a possibilidade de editar uma medida provisória para resolver o problema do plantio da soja transgênica para a safra 2004/2005.

O presidente informou que deve conversar sobre o assunto hoje com o líder do governo na Casa, senador Aloizio Mercadante (PT-SP). A intenção é permitir que os produtores agrícolas que utilizam sementes transgênicas não sejam prejudicados e possam iniciar o plantio no próximo mês.

Lula disse que também pensava que no Brasil não havia o uso de produtos transgênicos e foi tomado de surpresa ao saber, quando tomou posse, que mais de 9 milhões de toneladas de soja produzida no Rio Grande do Sul era geneticamente modificada.

O presidente disse que não podia "mandar queimar" toda uma safra de soja, principalmente num país onde o problema da fome ainda existe.

"Por isso editei uma medida provisória naquela época para resolver o problema. O projeto da Lei de Biossegurança foi mandado ao Congresso, a Câmara já votou e o Senado está discutindo há muito tempo".

"Se for importante, se tiver acordo, eu posso fazer [a edição da MP dos trangênicos]", afirmou Lula.

A idéia do Planalto é aproveitar o texto da Lei de Biossegurança e editar a MP apenas para garantir a legalidade do plantio da próxima safra.

Leia mais
  • Lula diz que todo mundo "acha que entende" de economia
  • Lula pede desculpas por "empolgação" em discurso a favor de Marta

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre entrevistas do presidente Lula

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página