Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2004 - 12h22

EUA consideram utilizar reservas estratégicas de petróleo

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Casa Branca anunciou hoje que o Departamento de Energia dos EUA considera a possibilidade de aprovar a utilização das reservas estratégicas de petróleo do país.

As refinarias do golfo do México fizeram pedido para usar as reservas estratégicas americanas em razão dos atrasos na entrega de importações de petróleo no país e da interrupção na produção com a passagem do furacão Ivan.

"É algo que o Departamento de Energia está considerando", disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McLellan, ao ser questionado sobre a possibilidade de as reservas virem a ser utilizadas.

"[O departamento] estuda o pedido das refinarias do golfo do México de um empréstimo, por um curto período, de pequenas quantidades do petróleo das reservas estratégicas para garantir que nosso sistema continue funcionando até a recuperação da produção e das importações", acrescentou McLellan.

O risco de dificuldades no fornecimento de petróleo aos EUA tem sido um fator de pressão sobre os preços do barril. Às 11h26 (horário de Brasília) o barril do petróleo cru para novembro estava em ligeira queda de 0,62%, cotado a US$ 48,05.

As reservas estratégicas dos EUA estão em cerca de 670 milhões de barris (o limite das resrevas é de 700 milhões de barris) e ficam armazenadas na costa do golfo do México, nos Estados da Louisiana e do Texas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os preços do petróleo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página