Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2004 - 16h21

Previ deixa controle da Oi e se mantém na briga com Opportunity

Publicidade

FABIANA FUTEMA
EDUARDO CUCOLO

da Folha Online, em SP e Brasília

A Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, anunciou hoje que se afastará do bloco de controle das empresas La Fonte Participações e La Fonte Telecom, acionistas da Telemar. A Telemar é controladora da Oi, de telefonia móvel.

A medida atende à decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que determinou que a Previ saísse do controle da Oi ou da Telemig Celular e da Amazônia Celular.

Por conta dessa determinação, a Previ optou por manter sua participação nas empresas Newtel e Telpart. Por meio dessas empresas, a Previ tem participação na Telemig e Amazônia Celular.

Para explicar as razões de sua escolha, a Previ alfinetou os controladores da Telemig Celular e Amazônia Celular.

"Tal escolha (...) decorre da visão de que nosso afastamento das empresas Newtel permitiriam a seus atuais controladores a tomada de decisões sem nem ao menos o conhecimento da Previ, com grande potencial de prejuízos econômicos decorrentes desta situação", informou a Previ em nota referindo-se ao Opportunity.

Ao mesmo tempo, a Previ elogiou os controladores da Oi. "(...) consideramos que a composição societária e o quadro de governança corporativa da Telemar Participações oferecem melhor garantia de que a empresa venha a tomar unicamente decisões éticas e no melhor interesse do conjunto de seus sócios", diz a Previ em nota.

Opportunity

A Newtel, empresa controlada pelo banco Opportunity, detém o controle acionário das empresas Telemig Celular e Amazônia Celular. A Previ trava uma disputa histórica na Justiça contra o Opportunity, do empresário Daniel Dantas.

Foi o Opportunity, por meio da Newtel, que denunciou a Previ para a Anatel por descumprir a lei geral do setor.

A lei geral de telecomunicações impede um grupo econômico de participar do controle de empresas que prestem o mesmo tipo de serviço na mesma área. Como a Oi opera telefonia móvel na área da Telemig Celular e da Amazônia Celular, a Previ precisaria sair de um dos grupos.

Leia mais
  • Anatel quer Previ sem controlar operadoras
  • Previ sai da Oi, mas deve recorrer da decisão da Anatel

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a empresa Telemar
  • Leia o que já foi publicado sobre a empresa de telefonia celular Oi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página