Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2004 - 17h28

Exportadora de maçãs vai lançar ações no Novo Mercado da Bovespa

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

Uma das maiores produtoras e exportadoras de maçãs do país vai abrir capital e lançar ações no pregão da Bovespa, com o objetivo de levantar R$ 16 milhões e investir no aumento dos embarques.

A catarinense Renar Maçãs, que se apresenta como a quinta maior exportadora brasileira de maçãs, pretende, até o final do ano, realizar a venda de 10 milhões de ações ordinárias (com direito a voto), em uma oferta pública no mercado primário (emissão de novas ações). Isso equivale a 25% do capital da empresa.

"Queremos ser listadas no Novo Mercado da Bovespa", disse o diretor financeiro da companhia, Elvito Coldebella.

Ele faz referência ao grupo de empresas que se comprometem com regras mais rígidas de transparência e respeito aos investidores. Nesse segmento, já estão CCR, Sabesp e Natura. Nesta quarta-feira (29), estréia a CPFL Energia.

O pedido de registro da operação já foi encaminhado pela Renar Maçãs à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), responsável pela fiscalização do mercado de capitais. O executivo diz que o plano de abrir capital foi engavetado em 2001 devido ao 21 de Setembro, quando as Bolsas desabaram no mundo inteiro com a maior aversão dos investidores ao risco. "Tivemos de abortar o projeto com a tragédia."

O diretor da Renar Maçãs afirma que o sucesso do lançamento de ações da Natura Cosméticos e Gol Linhas Aéreas neste ano animou a companhia a retomar seu plano de acessar o mercado de capitais e obter recursos para investimentos.

A corretora Elite será a coordenadora da operação. O preço do papel deve ficar em R$ 1,60 na oferta pública. Outras seis corretoras vão participar do lançamento. O investidor pessoa física é um dos alvos da oferta. Foi criado um clube de investimento com funcionários da Renar Maçãs.

Sediada em Fraiburgo (no meio oeste catarinense, a 350 km de Florianópolis), a Renar Maçãs produz 35 mil toneladas de maçãs por ano e exportou 40% desse volume em 2003. "Nossa cidade é conhecida como a capital brasileira da maçã", diz Coldebella. De origem familiar, a empresa é controlada por duas holding (Willy Frey e Bog's Participações).

Leia mais
  • Erramos: Exportadora de maçãs vai lançar ações no Novo Mercado da Bovespa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as exportadoras brasileiras
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página