Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2004 - 15h58

Após greve, cai participação da Vasp nos vôos domésticos

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Após a greve dos aeronautas, realizada no dia 20 do mês passado, a participação da Vasp no mercado doméstico de aviação despencou. Números do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) mostram que a fatia de mercado da companhia nesse segmento caiu de 9,93% em agosto para 8,6% em setembro. No mesmo mês de 2003, a participação da companhia na aviação doméstica era de 11,33%.

Essa queda coincidiu com uma série de contratempos enfrentados pela Vasp. Após a greve, a companhia enfrentou vários dias de cancelamentos de vôos porque foi obrigada a tirar da frota utilizada seis aviões por falta de manutenção.

A companhia tenta agora negociar com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) uma forma de parcelamento da dívida acumulada em taxas de embarque.

Enquanto não pagar o que deve, a Vasp terá de arcar com as taxas à vista e antecipadamente.

Com essa queda na participação, a Vasp ocupou o quarto lugar do ranking de aviação doméstica de setembro.

No mês passado, o transporte de passageiros pagantes cresceu 12,8% em relação a setembro de 2003. No acumulado do ano, o avanço foi de 11,5% na comparação com o período de janeiro a setembro de 2003.

No ano, a Vasp detém 11,27% do total de passageiros transportados no mercado doméstico.

O terceiro lugar foi da Gol, cuja participação no ano foi de 21,81%. Em setembro, a Gol ficou com 22,06% do mercado, maior que os 20,36% de agosto.

A liderança do ranking de setembro foi ocupada pela TAM, que deteve 35,66% do mercado doméstico. A participação da companhia no ano é de 34,35%.

O segundo lugar de setembro foi da Varig, com 31,62% do mercado. No ano, a empresa deteve 30,68% do mercado doméstico.

Internacional

Os vôos internacionais registraram em setembro um crescimento de 7,6% no volume de passageiros pagantes transportados na comparação com o mesmo mês de 2003.

Nos vôos internacionais, a liderança é da Varig, que fechou setembro com 86,12% de participação sobre o total de passageiros pagantes transportados. A TAM foi a segunda, com 13,15% de participação.

Leia mais
  • Infraero rejeita pedido de parcelamento da Vasp
  • Após Vasp, Varig também terá de pagar Infraero à vista para decolar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Vasp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página