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21/10/2004 - 00h08

Lux ganha o Grande Prêmio do Top of Mind 2004

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da Folha Online

As marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros foram homenageadas hoje pela Folha, durante a entrega de prêmios da 14ª edição do Top of Mind, que aconteceu no Tom Brasil Nações Unidas em São Paulo.

O evento reuniu cerca de 500 dos principais profissionais de propaganda e marketing do país. O prêmio de Top Performance 2004 ficou com o sabonete Lux, da Unilever, a empresa mais premiada da noite.

A Unilever venceu também nas categorias sabão em pó, com Omo; margarina, com Doriana; sorvete, com Kibon; desodorante, com Rexona; e maionese, com Hellmann's. Para Orlando Lopes, da Unilever, a premiação é um "grande indicativo do reconhecimento do consumidor" para as marcas do grupo.

A premiação deste ano também marca a volta da polarização entre Omo e Coca-Cola no pódio da lembrança do consumidor. As duas marcas levaram o prêmio Top of Top, um dos mais disputados.

Ao todo, foram 38 categorias premiadas. Para fazer a pesquisa, o Datafolha foi às ruas do país entre 17 e 19 de agosto último para identificar os nomes de produtos e empresas mais lembrados. Foram entrevistadas 5.120 pessoas. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e é desenvolvido a partir de respostas espontâneas --ou seja: não são dadas opções aos entrevistados.

Para o diretor-executivo comercial da Folha, Antonio Carlos de Moura, o Top of Mind celebra o reconhecimento que todas as marcas buscam: "Estar na mente do consumdidor", disse.

"A credibilidade da pesquisa Datafolha é fundamental para o evento, que virou referência no mercado publicitário tanto para as agências quanto para os anunciantes", disse Moura.

De acordo com Moura, o Top of Mind tem evoluído a cada ano. "A idéia é tão genial que já teve uma série de cópias, mas nenhuma delas conseguiu se equiparar [ao Top of Mind]", disse.

Estrelas da noite

A Petrobras foi premiada na categoria combustível. Para o gerente de propaganda da empresa, Luís Antonio Vargas, o prêmio é um reconhecimento do esforço de comunicação da estatal para chegar a seus consumidores.

A Nestlé venceu na categoria chocolate. Ricardo Bassani, do marketing da empresa, considerou o prêmio importante para a Nestlé. Ele disse que o prêmio foi fruto de um trabalho de inovação do grupo. "Na cabeça do consumidor, chocolate é Nestlé", disse Bassani.

A Vivo superou a TIM e levou o prêmio na categoria operadora de telefone celular deste ano. "[A premiação] mostra que estamos ganhando cada vez mais espaço no mercado", disse o vice-presidente executivo de marketing e inovação da operadora, Luís Avelar.

Outro destaque deste ano ficou para a Casas Bahia, que passou a C&A e assumiu a liderança na categoria lojas de departamento.

Finanças

No setor financeiro, o Banco do Brasil venceu na categoria bancos, enquanto a Caixa Econômica Federal foi premiada por ter a caderneta de poupança mais lembrada pelos consumidores. O Bradesco foi o mais mencionado na categoria seguros.

Para Henrique Pizzolato, diretor de Marketing e Comunicação do BB, o prêmio consolida o trabalho construído pelo banco há anos. "É o acerto de nossa estratégia de mídia e do mix de patrocínio no esporte e na cultura", disse Pizzolato.

Na avaliação de Josineide Cortez Costa, da vice-presidência de Negócios e Serviços Bancários da Caixa, a premiação mostra a liderança da Caixa no mercado de poupança. "Você pensa em poupança, você pensa na Caixa", disse.

O resultado completo da pesquisa, com a relação dos ganhadores deste ano, circula em revista de 94 páginas junto com a edição desta quinta da Folha de S.Paulo. Também poderá ser acessada na Folha Online pelo endereço www.folha.com.br/especial/2004/topofmind.

Especial
  • Veja o especial Top of Mind 2004
  • Leia o que já foi publicado sobre o Top of Mind
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