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21/10/2004
-
20h14
SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online
A Bovespa suspendeu hoje os negócios com as ações da Ferronorte, concessionária de transporte ferroviário, devido ao pedido de falência. A Bolsa pediu esclarecimentos à empresa após a publicação do requerimento de falência encaminhado pela empresa Engetrilho Materiais Ferroviários na 8ª Vara de Campinas (95 km de São Paulo).
Desde 2002, as operações da Ferronorte integram a holding Brasil Ferrovias, que reúne ainda a Ferrovia Novoeste e a Ferroban (Ferrovias Bandeirantes).
O pedido de falência ocorre dias após o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) decidir, com o aval do governo, capitalizar em R$ 384 milhões a Brasil Ferrovias.
Somados os recursos de fundos de pensão de duas estatais --Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil--, que também farão parte do aporte, o valor total da capitalização ficará em torno de R$ 600 milhões.
Pela modelagem que está sendo desenhada, alguns sócios privados devem sair do negócio. Um dos que devem deixar a empresa é o ex-rei da soja Olacir de Moraes, que não será mais acionista, com participação por meio da Constran (16,07%).
Moraes se tornou sócio do grupo pois foi o fundador da Ferronorte, projeto desenvolvido nos anos 90 para escoar sua produção de soja.
A malha da Brasil Ferrovias atravessa três Estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo), ligando o Centro-Oeste ao porto de Santos, por onde escoa boa parte da safra de grãos.
Também são sócios o banco norte-americano JP Morgan (10,36%), o Bradesco (3,72%) e o fundo de investimento Laif (15,36%), dos EUA, entre outros.
Com informações da Folha de S. Paulo
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a Ferronorte
Empresa pede falência da Ferronorte após socorro do BNDES
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da Folha Online
A Bovespa suspendeu hoje os negócios com as ações da Ferronorte, concessionária de transporte ferroviário, devido ao pedido de falência. A Bolsa pediu esclarecimentos à empresa após a publicação do requerimento de falência encaminhado pela empresa Engetrilho Materiais Ferroviários na 8ª Vara de Campinas (95 km de São Paulo).
Desde 2002, as operações da Ferronorte integram a holding Brasil Ferrovias, que reúne ainda a Ferrovia Novoeste e a Ferroban (Ferrovias Bandeirantes).
O pedido de falência ocorre dias após o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) decidir, com o aval do governo, capitalizar em R$ 384 milhões a Brasil Ferrovias.
Somados os recursos de fundos de pensão de duas estatais --Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil--, que também farão parte do aporte, o valor total da capitalização ficará em torno de R$ 600 milhões.
Pela modelagem que está sendo desenhada, alguns sócios privados devem sair do negócio. Um dos que devem deixar a empresa é o ex-rei da soja Olacir de Moraes, que não será mais acionista, com participação por meio da Constran (16,07%).
Moraes se tornou sócio do grupo pois foi o fundador da Ferronorte, projeto desenvolvido nos anos 90 para escoar sua produção de soja.
A malha da Brasil Ferrovias atravessa três Estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo), ligando o Centro-Oeste ao porto de Santos, por onde escoa boa parte da safra de grãos.
Também são sócios o banco norte-americano JP Morgan (10,36%), o Bradesco (3,72%) e o fundo de investimento Laif (15,36%), dos EUA, entre outros.
Com informações da Folha de S. Paulo
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