Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2004 - 12h40

Ferronorte regulariza dívida para anular pedido de falência

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A Ferronorte, concessionária de transporte ferroviário, prometeu hoje regularizar o pagamento de uma dívida de apenas R$ 30 mil com um fornecedor para anular o pedido de falência encaminhado à 8ª Vara de Campinas (95 km de São Paulo).

Ontem, a Bovespa suspendeu os negócios com ações da Ferronorte devido ao pedido de falência feito pela empresa Engetrilho Materiais Ferroviários. Desde 2002, as operações da Ferronorte integram a holding Brasil Ferrovias, que reúne ainda a Ferrovia Novoeste e a Ferroban (Ferrovias Bandeirantes). Segundo a Brasil Ferrovias, o valor da dívida é "irrisório", e que a companhia já está tentando regularizar o pagamento com o fornecedor.

O pedido de falência ocorre dias após o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) decidir, com o aval do governo, capitalizar em R$ 384 milhões a Brasil Ferrovias.

Segundo a holding, a Ferronorte pretende ingressar no Novo Mercado (segmento de listagem especial da Bovespa) no prazo de três anos, comprometendo-se com regras rigorosas de transparência e respeito aos minoritários.

Encaminhar pedido de falência à Justiça é uma estratégia comum adotada por fornecedores com pagamentos em atraso principalmente contra empresas de grande porte. É praxe, na Bovespa, a suspensão dos negócios das ações até o esclarecimento do caso. Em geral, as companhias pagam seus débitos pendentes, e as transações são novamente autorizadas pela Bolsa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Ferronorte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página