Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2004 - 10h22

Petróleo opera em queda em dia de eleição nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Os preços do petróleo operam em baixa nesta terça-feira, dia de eleição presidencial nos EUA. Os investidores se mantêm cautelosos, à espera de um panorama mais definido sobre quem será o próximo presidente americano.

Às 8h42 (horário de Brasília), o barril do petróleo para entrega em dezembro, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, estava em baixa de 0,34%, cotado a US$ 49,96 na pré abertura. Os investidores especulam que uma eventual vitória do democrata John Kerry possa fazer os preços cederem ainda mais.

Na última semana, o barril já acumula queda de 10,2%. Em Londres, o barril do petróleo tipo Brent estava cotado a US$ 49,69.

A posição quanto ao uso das reservas de petróleo americanas é outro ponto de divergência entre os candidatos. Kerry já vem dizendo há algum tempo que Bush deveria utilizar as reservas do país para conter a alta de preços, que vai se refletir nos preços no país e prejudicar a economia.

O presidente e candidato republicano à reeleição, George W. Bush, após os atentados de 11 de Setembro, exigiu que as reservas estratégicas de petróleo do país fossem mantidas nos níveis máximos, mesmo que ao custo da alta do preço da commodity. No mês passado, no entanto, permitiu que fossem utilizados barris das reservas para suprir as refinarias no golfo do México, que tiveram suas atividades interrompidas em razão da passagem do furacão Ivan na região em setembro.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre John Kerry
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia o que já foi publicado sobre preços do petróleo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página