Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2004 - 19h40

Presidentes da Previ e da BB DTVM disputam com Maranhão a indicação para o BB

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, anunciou hoje a saída de Cássio Casseb da presidência do Banco do Brasil. Seu lugar foi assumido interinamente por Rossano Maranhão Pinto, presidente do conselho do BB, e vice-presidente da área internacional e de atacado do banco.

No entanto, o nome do ocupante definitivo do cargo ainda está sendo negociado. Entre os cotados para o cargo estão Nelson Rocha, presidente da BBTVM, e Sérgio Rosa, presidente da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

Maranhão também está no páreo. Ele conta com a simpatida do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, e do mercado financeiro, por ser considerado um "quadro técnico" do banco.

Cada um deles conta com um apoio de peso dentro do Planalto. Rocha, por exemplo, seria a escolha de Palocci. Ex-secretário de Planejamento de Ribeirão Preto e diretor do Banco Ribeirão Preto, Nelson Rocha também é amigo pessoal de Palocci.

Já Rosa tem boa relação com o secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken. Ambos têm um histórico comum de militância dentro do movimento sindical.

Apesar da influência dos padrinhos, a escolha poderá contar com a opinião pública. Uma das críticas em circulação é o excesso de politização do BB, já que a maior parte dos cargos de confiança foram ocupadas por integrantes do PT.

Se essa opinião contar, Rossano Maranhão poderá acabar ficando na presidência do BB. Além de ser funcionário de carreira, ele integra o grupo de executivos do BB que não foram substituídos com a chegada do PT ao poder. O outro é Ricardo Conceição, vice-presidente de agronegócios do banco.

Leia mais
  • Veja quem é Rossano Maranhão; funcionário do BB desde 76

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Rossano Maranhão Pinto
  • Leia o que já foi publicado sobre Nelson Rocha
  • Leia o que já foi publicado sobre Sérgio Rosa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página