Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2004 - 16h19

Mantega também é um nacionalista, diz Lessa

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

Carlos Lessa, presidente demitido do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), afirmou hoje que seu sucessor, Guido Mantega, até então ministro do Planejamento, também é um nacionalista.

Hoje, representantes da esquerda carioca e de entidades de classe promoveram um ato de desagravo à demissão de Lessa. Antes disso, no entanto, Lessa participou de uma solenidade pelo Dia da Bandeira. Com a presença de estudantes de cinco escolas públicas, o professor afirmou que "Mantega não é um anti-Lessa".

O perfil desenvolvimentista e nacionalista de Carlos Lessa foi apontado como um dos principais fatores responsáveis pela sua demissão. Mantega, mais afinado com a política econômica promovida pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, seria sinônimo de mais tranqüilidade no relacionamento do BNDES com o governo.

Já dando idéia do caráter contemporizador que deve exercer a frente do banco, Mantega afirmou ontem que pretende trabalhar em equipe com o Ministério do Planejamento e com o Planalto.

Ele evitou entrar na polêmica sobre a que órgão o BNDES deve prestar contas. Durante a gestão de Lessa, as divergências com o ministro do Desenvolvimento Luiz Fernando Furlan levaram o então presidente a afirmar que se reportava diretamente ao presidente Lula.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a demissão de Lessa do BNDES
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página