Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2004 - 22h04

Presidente da Rússia vai à churrascaria após manter veto à carne brasileira

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O presidente da Rússia Vladimir Putin encerrou sua visita ao Rio de Janeiro com uma passagem pela tradicional churrascaria Marius, no Leme (zona sul da cidade).

Ainda no começo da noite, Putin iniciou a refeição com picanha e costela de boi, além de salada e camarão. O jantar na churrascaria acontece pouco depois de o presidente russo ter manifestado ao presidente Lula que a Rússia manterá o embargo à carne brasileira.

Na semana passada, o governo russo anunciou o fim do embargo à exportação de carne do Estado de Santa Catarina, principal fornecedor brasileiro do país europeu. No entanto, manteve a suspensão às compras de outros Estados devido a um foco de febre aftosa descoberto no Amazonas.

Na passagem pelo Rio de Janeiro, Putin visitou o Corcovado (zona sul do Rio) e o estádio do Maracanã (zona norte do Rio). A comitiva, formada por 40 pessoas, está instalada no hotel Copacabana Palace, mas o presidente deve seguir direto para a base aérea, onde pegará um vôo para Lisboa ainda na noite desta segunda-feira.

A visita de Putin ao Corcovado, onde fica a estátua do Cristo Redentor, não foi anunciada previamente. O caminho para o ponto turístico foi fechado e houve reclamações de turistas. A primeira vez que se adotou esse tipo de medida foi durante a visita do presidente chinês Hu Jintao.

No trajeto, o presidente da Rússia hesitou passar pela Linha Vermelha --região que sofre com os conflitos dos traficantes da cidade-- mesmo acompanhado por batedores. O esquema de segurança incluía 11 carros e quatro vans.

A preocupação com a violência da cidade foi uma constante. Até mesmo a bola oferecida pela governadora Rosinha Matheus (PMDB), foi submetida à inspeção. Além disso, ele também ganhou uma camisa 9 da seleção brasileira.

Apesar dos presentes, Putin ficou pouco tempo no estádio mais famoso do país --apenas seis minutos. Durante a visita, ele também conheceu o Museu do Futebol e visitou a tribuna de honra.

O presidente russo retorna à Moscou amanhã.

Leia mais
  • Brasil reafirma apoio à entrada da Rússia na OMC
  • Lula recebe o presidente da Rússia em Brasília
  • Rússia mantém embargo parcial à carne apesar de reunião Lula-Putin

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre embargos à carne brasileira
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente da Rússia, Vladimir Putin
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página