Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2004 - 14h18

Homens superaram mulheres na inadimplência

Publicidade

da Folha Online

Os homens superaram as mulheres na inadimplência, segundo pesquisa da Telecheque. De acordo com o levantamento, os homens representaram 53% da inadimplência de setembro e outubro. As mulheres responderam por 47% dos atrasos.

Esse resultado inverte a tendência verificada nos meses de julho e agosto, que mostrou que as mulheres eram líderes de inadimplência, com 51%. Na época, os homens detinham 49% da inadimplência.

De acordo com a pesquisa, o descontrole financeiro (29%) é a principal causa da inadimplência masculina.

Para as mulheres, as principais razões para a inadimplência são o atraso salarial (18%) e o descontrole financeiro (18%).

Segundo a pesquisa, o "empréstimo do nome", ou seja, o empréstimo de folhas de cheques para terceiros, foi o segundo motivo que levou tanto os homens como as mulheres à inadimplência. Essa razão foi apontada por 17% das mulheres e por 17% dos homens.

Perfil

Do total de consumidores consultados, 70% têm idade entre 21 e 40 anos, 53% são casados, 41% concluíram o ensino médio, 49% ficaram inadimplentes com compras à vista e 50% com compras que variaram entre R$ 50 e R$ 200.

Os cheques que geraram inadimplência foram emitidos para postos de gasolina (19%), supermercados (15%), lojas de confecções (12%) e de calçados (8%).

Os Estados com mais inadimplentes são São Paulo (22%), Rio de Janeiro (15%), Minas Gerais (12%), Paraná (7%) e Bahia (7%).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre inadimplência
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página