Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2004 - 11h22

Confiança dos empresários alemães na economia cai em outubro

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A alta do euro e o preço do petróleo ainda em níveis muito elevados derrubaram a confiança dos empresários alemães na conjuntura econômica da Alemanha, de acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica alemão (Ifo).

O índice do instituto, apurado com base em uma pesquisa feita junto a empresários alemães sobre sua confiança no panorama econômico do país hoje e nos próximos seis meses, caiu para 94,1 pontos em outubro, contra 95,3 de setembro.

"Os altos preços do petróleo e a subida do euro estão cobrando seu tributo", disse o chefe do Ifo, Hans-Werner Sinn, em um comunicado.

Os déficits orçamentário e da balança comercial nos EUA estão pressionando o euro, que hoje superou, pela primeira vez desde que entrou em circulação, a casa dos US$ 1,32, chegando a US$ 1,3236.

Não só a perspectiva dos empresários alemães é pessimista para os próximos seis meses, como também a avaliação da atual conjuntura caiu pela primeira vez desde junho, principalmente quanto ao setores manufatureiro, atacadista e varejista.

A economia da Alemanha cresceu apenas 0,1% no terceiro trimestre, acompanhada também de uma queda nas exportações --que têm sido justamente o ponto de apoio da economia alemã.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a economia alemã
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página