Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2004 - 10h24

Entenda a metodologia da pesquisa de emprego do IBGE

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo os principais pontos da metodologia do IBGE na pesquisa de emprego:

- O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) calcula o desemprego mensalmente em seis regiões metropolitanas (São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre).

- Para o IBGE, desempregado é aquele que procurou trabalho nos 30 dias encerrados na última semana do mês da pesquisa. Se uma pessoa desempregada não procurou emprego no período, é considerada fora do mercado de trabalho e não desempregada.

- O IBGE considera ocupado aquele que trabalhou em qualquer atividade, com ou sem carteira assinada, remunerada ou não, sem número mínimo de horas, na última semana do mês da pesquisa.

- A pesquisa é feita em cerca de 38.000 domicílios distribuídos entre as seis regiões metropolitanas e se refere à população com 10 anos ou mais de idade.

- A taxa mostra o percentual de desempregados, em relação à PEA (População Economicamente Ativa), que corresponde à soma dos que estavam trabalhando com aqueles que procuraram emprego. Por exemplo: um aposentado ou dona-de-casa que tenha procurado emprego no período entra na PEA.

Leia mais
  • Desemprego tem menor taxa desde 2001, mas renda cai, diz IBGE

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas de desemprego
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página