Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2004 - 18h22

Câmera digital entrar na lista dos presentes mais procurados no Natal

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os DVDs e aparelhos celulares ganharam um concorrente de peso na disputa pelo primeiro lugar no ranking dos presentes mais procurados para o Natal. São as câmeras digitais, que devem fechar o ano com a comercialização de 500 mil unidades no país. Ou seja, o dobro do que foi vendido em 2003, segundo a Abimfi (Associação Brasileira da Indústria Fotográfica e de Imagem).

Grandes redes varejistas, como o Ponto Frio e Extra, já identificaram o fenômeno. Na rede de hipermercados Extra, por exemplo, as vendas de câmeras digitais de 2004 devem registrar um incremento de 260% em relação ao ano passado.

Só no mês passado --mês de aniversário e promoções no Extra--, o aumento nas vendas de câmeras digitais foi de 400% frente a igual período de 2003.

Para o diretor-executivo comercial do Ponto Frio, Luiz Duarte, as câmeras digitais serão a "bola da vez" neste ano. "A rede Ponto Frio acredita que haverá um aumento de 50% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado."

O diretor-secretário da Abimfi, Edmundo Salgado, disse que a ampliação dos canais de financiamento da câmera digital impulsionando o crescimento desse mercado. "O consumidor brasileiro ainda olha para o valor da prestação antes de comprar um produto."

No Extra, por exemplo, 90% das câmeras vendidas no mês passado foram financiadas em até dez vezes sem juros no cartão de crédito.

Segundo Duarte, do Ponto Frio, a redução do custo da câmera também ajuda a elevar as vendas desse segmento.

Os preços das máquinas digitais está 30% mais barato neste ano do que em 2004. Em alguns casos, a redução é de 50%.

Exemplo disso são as câmeras com 3 megapixels, que podem ser encontradas por preços a partir de R$ 900. No ano passado, a mesma máquina não saía por menos de R$ 2.000.

Topo da lista

Apesar do avanço da câmera digital, os DVDs e celulares ainda devem aparecer no topo do ranking dos presentes mais procurados no Natal.

Pelas projeções do Ponto Frio, as vendas de DVD deverão crescer 40% em relação ao Natal de 2003.

A rede Casas Bahia não fez projeções para o mercado de máquinas digitais. A expectativa da rede é vender 150 mil DVDs e 800 mil aparelhos celulares no próximo Natal.

Leia mais
  • Popularização deve duplicar mercado de câmera digital no país

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre câmeras digitais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página