Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2004 - 09h19

Bolsa de Tóquio cai com novo dado fraco sobre economia do Japão

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Bolsa de Tóquio fechou hoje em queda com a divulgação dos fracos dados de encomendas de máquinas no Japão em outubro. O índice Nikkei caiu 1,5% e fechou com 10.776 pontos.

As encomendas de máquinas -- que fornecem uma indicação de investimentos em produção-- caíram 3,1% em outubro na comparação com setembro. A expectativa dos economistas era de um crescimento de 2%.

No mercado de ações, os papéis que mais caíram foram os de fabricantes de máquinas elétricas como Fanuc e Keyence. Também perderam os papéis do setor de tecnologia, principalmente os da Advantest e Tokyo Electron, que produzem equipamentos para fabricação e teste de microchips.

O dólar vai aos poucos ganhando força em relação ao iene. A moeda americana foi comercializada a 104 ienes hoje em Tóquio, 0,27 iene acima do valor de ontem. Em Nova York, o dólar foi negociado a 104,4 ienes. A desvalorização da moeda japonesa favorece os setores exportadores.

Na Bolsa de Hong Kong, o dia fechou em queda pela terceira sessão seguida, com desvalorização de 0,1%, recuando para 14.008 pontos. Os investidores se mostraram cautelosos acerca do IPO (oferta pública para abertura de capital) da Air China na próxima semana.

Na Coréia do Sul, a Bolsa de Seul caiu 1,2%, para 861 pontos e na Bolsa de Sydney, na Austrália, o dia encerrou em queda pela terceira sessão consecutiva, com perda de 0,3% e 3.886 pontos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a economia do Japão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página