Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2004 - 09h10

Usuários de celular já chegam a 1,5 bilhão

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O número de usuários de telefones celulares duplicou no mundo desde o ano 2000 e quase 1,5 bilhão de pessoas, ou um quarto da população mundial, já tem acesso a esse serviço, segundo relatório da União Internacional de Telecomunicações (agência da Organização das Nações Unidas).

O relatório diz ainda que o serviço de telefonia celular cresce mais rápido do que o de linhas fixas, que tem atualmente 1,185 bilhão de assinantes no mundo. Em 2000, o número de assinantes de linhas fixas era de 1 bilhão.

O mercado global de comunicação móvel chegou a US$ 414 bilhões em 2003, um crescimento de dez vezes desde 1993. Já o mercado de telecomunicações em geral cresceu 8,8% nesse período e chegou a US$ 1,1 trilhão no ano passado.

Ainda segundo o relatório, espera-se que até o final deste ano os serviços de telefonia móvel gerem mais receitas que os de telefonia fixa pela primeira vez.

Os países em desenvolvimento, especialmente os mais populosos, como China e Índia, são os maiores responsáveis pelo crescimento da telefonia celular --79% do crescimento do mercado de celulares desde 2000 foi nesses países. Na metade deste ano, os países ricos foram ultrapassados pelos países em desenvolvimento, que agora respondem por 56% dos usuários de celular.

Ásia

Outro relatório da agência mostra que o mercado da Ásia-Pacífico para telefonia móvel já é maior que o americano. Esses serviços cresceram 31% ao ano na Ásia-Pacífico entre 2000 e 2003, chegando a 560 milhões de usuários.

Só na China, são 310 milhões de usuários de celular, o que corresponde a um quarto da população total do país e é mais do que a população dos Estados Unidos.

O número de linhas fixas na Ásia-Pacífico cresceu 14% de 2000 a 2003, enquanto outras regiões do mundo registraram aumentos menores que 10%.

A agência diz que, ainda neste ano, a China deve superar os Estados Unidos como maior mercado de internet de banda larga. No final de 2003, eram 13,5 milhões de usuários desse serviço na China, contra 25 milhões nos EUA.

Internet

O número de usuários de serviços de acesso à rede mundial de computadores aumentou de 400 milhões no ano 2000 para 700 milhões. O crescimento da procura por esse tipo de serviço foi mais lento no período, depois de uma rápida expansão na segunda metade dos anos 90.

A União Internacional de Comunicações acredita que o número de pessoas com acesso a esse serviço pode aumentar nos próximos anos se a tecnologia sem fio, via celulares ou computadores portáteis, for disponibilizada em regiões onde há poucas linhas fixas disponíveis.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre telefonia celular
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página