Publicidade
Publicidade
14/12/2004
-
09h10
da Folha de S.Paulo
As vedetes do varejo para este Natal apontam para produtos que não se limitam apenas aos celulares e aos DVDs. As câmeras digitais e os televisores de tela plana, com preços bem mais salgados do que os eletroeletrônicos em geral, ganharam espaço nas campanhas de publicidade e nas lojas.
Isso acontece porque nessas mercadorias o varejo consegue trabalhar com margens de lucro mais elevadas. A quantidade comercializada é pequena e as redes tentam manter o ganho com margens maiores do que a de produtos "commodities" --como televisores de 20 polegadas e DVDs mais simples.
Resultados no ano
A rede Extra, por exemplo, vendeu nos últimos 12 meses 250% a mais de câmera digital do que no ano anterior, em volume. No caso de TV de plasma, a alta foi de 300%, informa a rede.
"Há uma expansão porque, no caso das câmeras e das TVs de tela plana, eles já são itens com venda mais consolidada no mercado, que já despertaram desejo de consumo", diz Edson Pinto, diretor da Panashop.
"Esse comprador incorpora uma segunda onda de consumo, que já tem em casa o DVD e agora vai atrás de outros itens", diz o executivo.
Para este ano, as estimativas do mercado variam: espera-se que que sejam vendidos pelas lojas de 3,5 milhões a 4,5 milhões de câmeras digitais, contra 1,5 milhão no ano passado.
Isso não quer dizer que a venda dos DVDs deve ser desprezada neste ano. O produto ainda tem uma taxa de penetração baixa no país, em comparação a outros países, e há espaço para crescimento nas vendas.
Estimativa da Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) é que as vendas de DVD deverão se situar em patamar 100% superior ao de 2003 --um volume em torno de 3,2 milhões de unidades.
"Na primeira semana de dezembro, percebemos que a venda a prazo ocorreu em pequenos valores, para compra de celulares e roupas, além de DVDs", disse Emílio Alfieri, economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Especial
Leia o que já foi publicado sobre câmeras digitais
Leia o que já foi publicado sobre televisores de tela plana
Tela plana e câmera viram vedetes
Publicidade
As vedetes do varejo para este Natal apontam para produtos que não se limitam apenas aos celulares e aos DVDs. As câmeras digitais e os televisores de tela plana, com preços bem mais salgados do que os eletroeletrônicos em geral, ganharam espaço nas campanhas de publicidade e nas lojas.
Isso acontece porque nessas mercadorias o varejo consegue trabalhar com margens de lucro mais elevadas. A quantidade comercializada é pequena e as redes tentam manter o ganho com margens maiores do que a de produtos "commodities" --como televisores de 20 polegadas e DVDs mais simples.
Resultados no ano
A rede Extra, por exemplo, vendeu nos últimos 12 meses 250% a mais de câmera digital do que no ano anterior, em volume. No caso de TV de plasma, a alta foi de 300%, informa a rede.
"Há uma expansão porque, no caso das câmeras e das TVs de tela plana, eles já são itens com venda mais consolidada no mercado, que já despertaram desejo de consumo", diz Edson Pinto, diretor da Panashop.
"Esse comprador incorpora uma segunda onda de consumo, que já tem em casa o DVD e agora vai atrás de outros itens", diz o executivo.
Para este ano, as estimativas do mercado variam: espera-se que que sejam vendidos pelas lojas de 3,5 milhões a 4,5 milhões de câmeras digitais, contra 1,5 milhão no ano passado.
Isso não quer dizer que a venda dos DVDs deve ser desprezada neste ano. O produto ainda tem uma taxa de penetração baixa no país, em comparação a outros países, e há espaço para crescimento nas vendas.
Estimativa da Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) é que as vendas de DVD deverão se situar em patamar 100% superior ao de 2003 --um volume em torno de 3,2 milhões de unidades.
"Na primeira semana de dezembro, percebemos que a venda a prazo ocorreu em pequenos valores, para compra de celulares e roupas, além de DVDs", disse Emílio Alfieri, economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice