Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2005 - 19h36

Petróleo fecha em queda com alta de estoques nos EUA

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

Os preços do petróleo fecharam em queda nesta quarta-feira com a divulgação do aumento do estoque de destilados --que incluem óleo diesel, querosene para aviões e combustível para aquecedores-- nos EUA, segundo o Departamento de Energia.

O barril para entrega em fevereiro, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, fechou cotado a US$ 43,39, queda de 1,18%. O barril do petróleo Brent fechou vendido a US$ 40,51, queda de 1,29%.

Segundo o relatório, o estoque de destilados aumentou em 2 milhões de barris na semana passada, totalizando 121,1 milhões de barris. O aumento superou o esperado, mas o total ainda é 11% menor que o nível do mesmo período de 2004.

O estoque de gasolina no país cresceu em 2 milhões de barris na semana passada, enquanto o de petróleo caiu em 3,3 milhões de barris. Os níveis de ambos os estoques continuam acima dos registrados no mesmo período do ano passado, no entanto.

A situação da segurança nas unidades de extração de petróleo no Oriente Médio ainda preocupa os investidores. Na semana passada, o preço do petróleo subiu devido aos temores de atentados contra as instalações petrolíferas na Arábia Saudita.

A produção das refinarias no golfo do México ainda não voltou a plena atividade, mas está próximo dos níveis normais. A produção na região foi suspensa no ano passado devido à passagem do furacão Ivan em setembro do ano passado.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre preços do petróleo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página