Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2005 - 08h49

Bolsa de Tóquio cai à espera de dados sobre empregos nos EUA

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta sexta-feira, com a espera dos investidores pelos dados sobre o mercado de trabalho referentes a dezembro nos EUA. Os papéis dos setores bancário e farmacêutico foram os que mais perderam.

O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou em queda de 0,51%, ficando com 11.433 pontos. Na semana, o índice acumulou perda de 0,48%, primeiro resultado semanal negativo em quatro semanas.

Os números sobre emprego nos EUA devem ser divulgados hoje às 11h30 (em Brasília), e são aguardados como um indicador de qual será a atitude do Federal Reserve (Fed, o BC americano) quanto à sua taxa de juros.

A expectativa dos economistas é de que tenham sido criados nos EUA 175 mil empregos no mês passado. Apesar de um número baixo de empregos ser um mau sinal sobre a atividade econômica nos EUA, não é de todo ruim para o mercado financeiro, pois pode conter as altas de juros.

Na ata sobre a reunião de dezembro, na qual se elevou o juro para 2,25%, o Fed admitiu que a atual taxa está baixa para inibir altas de preços. Os bancos temem que os juros do banco possam fechar o primeiro semestre a 3% ou acima.

Entre os bancos, os papéis que mais perderam foram os do UFJ Holdings, que caíram 2,1%, e os do Mizuho Financial Group, que fecharam o dia com perda de 1,8%. Os papéis do setor farmacêutico também caíram hoje, com destaque para os da Yamanouchi Pharmaceutical (-2,5%), da Fujisawa Pharmaceutical (-2,3%) e da Takeda Pharmaceutical (-1,2%).

No setor de tecnologia, a boa notícia foi de que a Sony e a Microsoft podem chegar a um acordo para desenvolver programas de troca de arquivos de música e contra cópias piratas.

A Bolsa de Tóquio fica fechada na segunda-feira (10), devido a um feriado nacional, voltando a operar na terça-feira.

Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1%, para 13.574 pontos. Na Bolsa de Seul, na Coréia do Sul, o dia registrou desvalorização de 0,05%, indo para 870 pontos. Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou com valorização de 0,8% e resultado recorde de 4.063 pontos.

Na Malásia, a Bolsa de Kuala Lumpur subiu 0,64%, para 916 pontos. Na Bolsa d de Jacarta, na Indonésia, o dia encerrou em alta de 0,26%, com 1.032 pontos. Na Tailândia, a Bolsa de Bangcoc registrou ganho de 0,48%, com 696 pontos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Espera por dados sobre emprego nos EUA freia Bolsas européias

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as Bolsas asiáticas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página