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24/01/2005
-
11h45
PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília
O cancelamento de vôos da Vasp não pode se transformar em um "procedimento corriqueiro". O aviso é do DAC (Departamento de Aviação Civil), que vem "observando de perto" o comportamento da companhia aérea.
A empresa cancelou parte dos seus vôos no fim-de-semana devido à baixa ocupação das aeronaves.
A assessoria do DAC informou hoje que o órgão possui inspetores dentro da empresa acompanhando as condições técnicas e também a freqüência do serviço.
Mesmo sendo o cancelamento de vôos com ocupação baixa uma possibilidade prevista nas normas da aviação, o DAC informou que se a empresa não tem condições de atender àquela demanda de passageiros ela pode diminuir sua malha, mas tem que fazer isso oficialmente.
De acordo com o órgão, no ano passado, a Vasp reduziu sua malha em cerca de 20%. O recente cancelamento de vôos ocorrido principalmente a partir do fim-de-semana, no entanto, não faz parte de uma readequação formal da malha.
Responsabilidades
Como a Vasp está fora da câmara de compensação --mantida pelas empresas de aviação civil-- desde a segunda quinzena de outubro, os passageiros da empresa não conseguem seguir viagem em outras companhias, como ocorre no caso das empresas que integram o acordo operacional.
Segundo o DAC, no entanto, a empresa tem responsabilidades em relação aos seus clientes, como o pagamento de hospedagem no caso de passageiros fora de seu domicílio e o próprio embarque em outra companhia, ou a devolução dos valores cobrados.
Os passageiros que se sentirem lesados pela companhia devem recorrer ao DAC e ao Procon.
Como o expediente de hoje do DAC começa apenas às 13h, a assessoria do órgão não soube informar exatamente quantos vôos da empresa foram cancelados no fim-de-semana.
A Vasp informou por meio de nota divulgada ontem, que os passageiros dos vôos cancelados foram avisados pela companhia com um dia de antecedência. A empresa também garantiu que continua sua operação com normalidade, tendo cancelado apenas os vôos com menos de 50% de ocupação.
A empresa disse também que os seus funcionários continuam trabalhando normalmente e confirmou o atraso nos seus salários, que serão pagos "o mais breve possível".
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da Folha Online, em Brasília
O cancelamento de vôos da Vasp não pode se transformar em um "procedimento corriqueiro". O aviso é do DAC (Departamento de Aviação Civil), que vem "observando de perto" o comportamento da companhia aérea.
A empresa cancelou parte dos seus vôos no fim-de-semana devido à baixa ocupação das aeronaves.
A assessoria do DAC informou hoje que o órgão possui inspetores dentro da empresa acompanhando as condições técnicas e também a freqüência do serviço.
Mesmo sendo o cancelamento de vôos com ocupação baixa uma possibilidade prevista nas normas da aviação, o DAC informou que se a empresa não tem condições de atender àquela demanda de passageiros ela pode diminuir sua malha, mas tem que fazer isso oficialmente.
De acordo com o órgão, no ano passado, a Vasp reduziu sua malha em cerca de 20%. O recente cancelamento de vôos ocorrido principalmente a partir do fim-de-semana, no entanto, não faz parte de uma readequação formal da malha.
Responsabilidades
Como a Vasp está fora da câmara de compensação --mantida pelas empresas de aviação civil-- desde a segunda quinzena de outubro, os passageiros da empresa não conseguem seguir viagem em outras companhias, como ocorre no caso das empresas que integram o acordo operacional.
Segundo o DAC, no entanto, a empresa tem responsabilidades em relação aos seus clientes, como o pagamento de hospedagem no caso de passageiros fora de seu domicílio e o próprio embarque em outra companhia, ou a devolução dos valores cobrados.
Os passageiros que se sentirem lesados pela companhia devem recorrer ao DAC e ao Procon.
Como o expediente de hoje do DAC começa apenas às 13h, a assessoria do órgão não soube informar exatamente quantos vôos da empresa foram cancelados no fim-de-semana.
A Vasp informou por meio de nota divulgada ontem, que os passageiros dos vôos cancelados foram avisados pela companhia com um dia de antecedência. A empresa também garantiu que continua sua operação com normalidade, tendo cancelado apenas os vôos com menos de 50% de ocupação.
A empresa disse também que os seus funcionários continuam trabalhando normalmente e confirmou o atraso nos seus salários, que serão pagos "o mais breve possível".
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