Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2005 - 11h45

DAC está "de olho" em cancelamento de vôos da Vasp

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O cancelamento de vôos da Vasp não pode se transformar em um "procedimento corriqueiro". O aviso é do DAC (Departamento de Aviação Civil), que vem "observando de perto" o comportamento da companhia aérea.

A empresa cancelou parte dos seus vôos no fim-de-semana devido à baixa ocupação das aeronaves.

A assessoria do DAC informou hoje que o órgão possui inspetores dentro da empresa acompanhando as condições técnicas e também a freqüência do serviço.

Mesmo sendo o cancelamento de vôos com ocupação baixa uma possibilidade prevista nas normas da aviação, o DAC informou que se a empresa não tem condições de atender àquela demanda de passageiros ela pode diminuir sua malha, mas tem que fazer isso oficialmente.

De acordo com o órgão, no ano passado, a Vasp reduziu sua malha em cerca de 20%. O recente cancelamento de vôos ocorrido principalmente a partir do fim-de-semana, no entanto, não faz parte de uma readequação formal da malha.

Responsabilidades

Como a Vasp está fora da câmara de compensação --mantida pelas empresas de aviação civil-- desde a segunda quinzena de outubro, os passageiros da empresa não conseguem seguir viagem em outras companhias, como ocorre no caso das empresas que integram o acordo operacional.

Segundo o DAC, no entanto, a empresa tem responsabilidades em relação aos seus clientes, como o pagamento de hospedagem no caso de passageiros fora de seu domicílio e o próprio embarque em outra companhia, ou a devolução dos valores cobrados.

Os passageiros que se sentirem lesados pela companhia devem recorrer ao DAC e ao Procon.

Como o expediente de hoje do DAC começa apenas às 13h, a assessoria do órgão não soube informar exatamente quantos vôos da empresa foram cancelados no fim-de-semana.

A Vasp informou por meio de nota divulgada ontem, que os passageiros dos vôos cancelados foram avisados pela companhia com um dia de antecedência. A empresa também garantiu que continua sua operação com normalidade, tendo cancelado apenas os vôos com menos de 50% de ocupação.

A empresa disse também que os seus funcionários continuam trabalhando normalmente e confirmou o atraso nos seus salários, que serão pagos "o mais breve possível".

Leia mais
  • Vasp mantém cancelamento de vôos
  • Sindicato quer discutir situação da Vasp com Alencar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cancelamentos de vôos da Vasp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página