Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2005 - 10h03

Entenda as diferenças entre as pesquisas de emprego

Publicidade

da Folha Online

O mercado possui várias pesquisas para medir o comportamento do desemprego, salário e ocupação. Cada uma delas possui metodologias diferentes, que podem explicar diferenças de resultados para levantamentos feitos nas mesmas regiões.

Saiba como funcionam e quais são as diferenças entre as principais pesquisas de emprego:

IBGE

A PME (Pesquisa Mensal de Emprego) do IBGE é realizada mensalmente nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

A pesquisa do IBGE coleta dados em 38 mil domicílios e aponta o comportamento do desemprego, condição de atividade da população acima de dez anos, rendimento médio, posição na ocupação e vagas formais.

Dieese/Seade

A PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) da Fundação Seade/Dieese é realizada mensalmente em 3.000 domicílios da região metropolitana de São Paulo.

A pesquisa aponta o comportamento do desemprego, renda média e tipo de ocupação.

Caged

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho é uma pesquisa mensal sobre o comportamento do mercado formal de trabalho.

Os dados da pesquisa são obtidos a partir de informações enviadas pelas empresas sobre admissões e demissões de funcionários.

Como a pesquisa só mede o emprego com carteira assinada, o Caged exclui as informações sobre o desemprego informal, que aparece nas demais pesquisas de desemprego.

Fiesp

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) também realiza uma pesquisa mensal sobre o emprego industrial no Estado de São Paulo. A pesquisa é feita com base nas informações prestadas por 47 sindicatos patronais da indústria sobre a criação de vagas com carteira assinada nas empresas do setor.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre taxas de desemprego
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página