Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2005 - 18h08

Exportadora de maçã vai estrear na Bovespa no dia 23 de fevereiro

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A catarinense Renar Maçãs, quinta maior exportadora brasileira da fruta, anunciou hoje a data de estréia de suas ações no pregão da Bovespa. Será no próximo dia 23 de fevereiro.

Na próxima segunda-feira, a companhia promoverá um "roadshow" (apresentação aos investidores) em São Paulo. São sete corretoras envolvidas no lançamento de 10 milhões de ações ordinárias. Isso equivale a 25% do capital da empresa. A corretora Elite coordena a operação. O preço do papel foi fixado em R$ 1,6. Ou seja, a empresa espera captar R$ 16 milhões.

Segundo o diretor financeiro da companhia, Elvito Coldebella, metade desse valor será aplicado no aumento das exportações. O restante será usado para melhorar o sistema de logística, aquisição de equipamentos e investimento em tecnologia e pesquisa.

O registro para a oferta primária (emissão de novas ações) foi concedido pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) na segunda-feira passada. Na próxima terça-feira, haverá uma teleconferência com investidores. O prazo de reservas dos papéis começa no próximo dia 11 de fevereiro.

"A expectativa é que o papel tenha uma boa procura. Estamos reservando 200 mil ações para clubes de investimentos", diz o executivo.

A empresa esperava ter feito sua estréia na Bovespa no final do ano passado, mas o diretor da Renar explica que houve uma demora na tramitação do processo na CVM, que fez outras exigências. A empresa será listada no Novo Mercado, grupo de empresas que se comprometem com regras mais rígidas de transparência e respeito aos investidores

O plano de abrir capital foi engavetado pela Renar em 2001 devido ao 21 de Setembro, quando as Bolsas desabaram no mundo inteiro com a maior aversão dos investidores ao risco.

O sucesso do lançamento de ações da Natura Cosméticos e Gol Linhas Aéreas no ano passado animou a companhia a retomar seu plano de acessar o mercado de capitais e obter recursos para investimentos.

Sediada em Fraiburgo (no meio oeste catarinense, a 350 km de Florianópolis), a Renar Maçãs produz 35 mil toneladas de maçãs por ano e exportou 40% desse volume em 2003. De origem familiar, a empresa é controlada por duas holding (Willy Frey e Bog's Participações).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Renar Maçãs
  • Leia o que já foi publicado sobre exportações de frutas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página