Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2005 - 15h48

Entenda os motivos da queda do dólar

Publicidade

da Folha Online

Entenda por que o dólar está em queda. Em 2002, com a crise eleitoral, a moeda beirou R$ 4. Hoje atingiu R$ 2,647, menor valor desde junho de 2002.

Tendência internacional

O dólar no Brasil segue a a tendência internacional da cotação. No mundo, o dólar perde valor para outras moedas como euro, iene e libra. A depreciação do dólar interessa aos EUA, pois estimula suas exportações e inibe as importações. Ou seja, fica mais barato comprar produtos americanos. A maior economia do planeta precisa atrair capital estrangeiro para reduzir seu déficit externo.

Entrada de capital

Quanto maior a oferta de dólar, menor a cotação. O ingresso de dólares no Brasil é crescente. Os exportadores vendem mais, trazendo mais divisas para o país. Bancos e empresas estão captando mais recursos em empréstimos fechados no exterior. Em busca de ganhos maiores, os investidores estrangeiros também aplicam mais dinheiro na compra de ações e títulos brasileiros.

Menor risco Brasil

Tomar empréstimo no exterior ficou mais barato, o que ajuda a aumentar a oferta de dólares no país. O custo do crédito está menor porque a percepção sobre o risco de um calote na dívida brasileira caiu de forma significativa desde 2003. O governo Lula adotou medidas ortodoxas em troca da credibilidade com bancos credores: o país fez economia recorde para pagar juros da dívida e cumpriu metas com o FMI. Com isso, o risco Brasil desabou e reduziu o custo das captações no exterior.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre quedas do dólar
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página