Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2005 - 20h57

Telmex compra participação do BNDES no capital da Net

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

O grupo mexicano Telmex comprou 7,2% do capital votante da Net por R$ 54,124 milhões, segundo nota da operadora de TV paga divulgada na noite desta terça-feira.

O negócio marca a entrada do empresário mexicano Carlos Slim, considerado o homem mais rico da América Latina, no grupo que controla a maior empresa de TV por assinatura do país.

Antes, essa participação minoritária pertencia ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Mas no mês passado o banco público fechou acordo para a venda de suas ações para a Globo, controladora da Net.

O valor acertado entre Globo e BNDES para a transferência das 60,138 milhões de ações ordinárias (7,2% do capital votante) foi de R$ 54,725 milhões. O pagamento já foi realizado, como previa o anúncio feito no último dia 26 de janeiro.

No Brasil, a Telmex é dona da empresa de telefonia celular Claro e da Embratel, maior operadora de serviços de longa distância.

No fim de junho do ano passado, a Net havia anunciado acordo prevendo a entrada da Telmex em seu capital.Em dezembro, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já aprovara a venda de 37% da Net para a Telmex.

A empresa de participações do banco público, a BNDESPar, ainda possui participação minoritária na Net. Mas são ações preferenciais (sem direito a voto), que devem ainda ser vendidas por meio de oferta pública ou por venda privada.

Segundo a nota da Net, o negócio fechado hoje com a Telmex ainda será comunicada ao governo. Na transação com a Globopar (Globo Participações, como é chamada a holding das Organizações Globo), a Telmex é representada pela Latam do Brasil Participações, controlada indiretamente pelo grupo mexicano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Net e a Telmex
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página