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10/02/2005
-
09h55
da Folha de S.Paulo, no Rio
A Gol Linhas Aéreas viu seus índices de pontualidade em vôos domésticos despencarem nos três últimos meses de 2004, segundo dados divulgados pelo DAC (Departamento de Aviação Civil), órgão que regulamenta o setor aéreo comercial no Brasil.
O índice da Gol, a terceira maior do setor aéreo no país, caiu de 85 pontos em setembro --numa escala de 0 a 100- para 79 em outubro e 68 em dezembro. A taxa é inferior às das demais companhias, exceção feita à Vasp, que está quase paralisada devido à crise financeira que enfrenta.
Líder nacional, a TAM até registrou melhoria na pontualidade nos últimos meses do ano, época em que a demanda costuma subir com as férias. Saltou de 93 pontos em setembro para 96 no último mês do ano passado.
A Varig, apesar da crise financeira, também se manteve na casa de 90 pontos. Caiu de 95 em setembro para 92 em dezembro. Com menos concessões de linhas para voar, as empresas aéreas Nordeste (100 pontos), Rico (100) e Rio Sul (95) também encerraram o ano com índices melhores que os da Gol.
A empresa superou somente a Vasp, que atravessa também crise financeira e está praticamente paralisada. Em dezembro, ela obteve 50 pontos no índice de pontualidade do DAC, nono mês consecutivo de queda do índice.
A empresa de Wagner Canhedo, que perdeu no fim de janeiro o direito de operar regularmente as oito linhas que detinha no país, chegou a alcançar em março passado 95 pontos em pontualidade, antes de começar a cair.
Para analistas, além do aumento da demanda no fim do ano, o fato de a Gol possuir uma frota "apertada" (com 28 aeronaves) em relação ao número de rotas --eram 31 no fim de 2004-- também contribuiu para a crescente falta de pontualidade.
Um sinal dessa tendência é o fato de a companhia já apresentar há alguns meses índices de pontualidade abaixo das concorrentes. Mesmo quando tinha 88 pontos, em abril e maio do ano passado, a empresa esteve em último lugar em vôos domésticos.
Eficiência operacional
Influenciada pela menor pontualidade, o índice de eficiência operacional da Gol também caiu mais de dez pontos em dezembro, de 75 para 62. O índice é uma combinação de pontualidade com regularidade (vôos programados que são cumpridos).
A TAM encerrou o ano com 89 pontos em eficiência, contra 82 da Varig e cinco da Vasp.
Já no índice de regularidade, a Gol (91 pontos) ficou à frente da Varig (89) e próxima à TAM (93). Após começar 2004 com 97 pontos, a Vasp teve o pior desempenho em dezembro (dez).
Ninguém da Gol Linhas Aéreas foi encontrado ontem para comentar os dados do DAC.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a Gol Linhas Aéreas
Gol tem queda em seu índice de pontualidade
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A Gol Linhas Aéreas viu seus índices de pontualidade em vôos domésticos despencarem nos três últimos meses de 2004, segundo dados divulgados pelo DAC (Departamento de Aviação Civil), órgão que regulamenta o setor aéreo comercial no Brasil.
O índice da Gol, a terceira maior do setor aéreo no país, caiu de 85 pontos em setembro --numa escala de 0 a 100- para 79 em outubro e 68 em dezembro. A taxa é inferior às das demais companhias, exceção feita à Vasp, que está quase paralisada devido à crise financeira que enfrenta.
Líder nacional, a TAM até registrou melhoria na pontualidade nos últimos meses do ano, época em que a demanda costuma subir com as férias. Saltou de 93 pontos em setembro para 96 no último mês do ano passado.
A Varig, apesar da crise financeira, também se manteve na casa de 90 pontos. Caiu de 95 em setembro para 92 em dezembro. Com menos concessões de linhas para voar, as empresas aéreas Nordeste (100 pontos), Rico (100) e Rio Sul (95) também encerraram o ano com índices melhores que os da Gol.
A empresa superou somente a Vasp, que atravessa também crise financeira e está praticamente paralisada. Em dezembro, ela obteve 50 pontos no índice de pontualidade do DAC, nono mês consecutivo de queda do índice.
A empresa de Wagner Canhedo, que perdeu no fim de janeiro o direito de operar regularmente as oito linhas que detinha no país, chegou a alcançar em março passado 95 pontos em pontualidade, antes de começar a cair.
Para analistas, além do aumento da demanda no fim do ano, o fato de a Gol possuir uma frota "apertada" (com 28 aeronaves) em relação ao número de rotas --eram 31 no fim de 2004-- também contribuiu para a crescente falta de pontualidade.
Um sinal dessa tendência é o fato de a companhia já apresentar há alguns meses índices de pontualidade abaixo das concorrentes. Mesmo quando tinha 88 pontos, em abril e maio do ano passado, a empresa esteve em último lugar em vôos domésticos.
Eficiência operacional
Influenciada pela menor pontualidade, o índice de eficiência operacional da Gol também caiu mais de dez pontos em dezembro, de 75 para 62. O índice é uma combinação de pontualidade com regularidade (vôos programados que são cumpridos).
A TAM encerrou o ano com 89 pontos em eficiência, contra 82 da Varig e cinco da Vasp.
Já no índice de regularidade, a Gol (91 pontos) ficou à frente da Varig (89) e próxima à TAM (93). Após começar 2004 com 97 pontos, a Vasp teve o pior desempenho em dezembro (dez).
Ninguém da Gol Linhas Aéreas foi encontrado ontem para comentar os dados do DAC.
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