Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2005 - 16h13

Teles disparam com onda de fusão e Bovespa bate recorde

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

As ações de telecomunicações disparam no pregão com boatos sobre possíveis fusões e aquisições no setor. Com isso, o Ibovespa (53 ações mais negociadas) sobe mais de 2% e deve fechar o dia cravando um novo recorde em pontos.

Os investidores estrangeiros aceleram as compras de papéis das teles. Segundo o diretor de uma corretora paulista, o setor é a atual aposta de fortes ganhos no curto prazo no mercado paulista.

Nos EUA, o setor de telecomunicações vive uma onda de fusões e aquisições --que pode ter reflexos no Brasil, segundo um analista. Nesta semana, a Verizon anunciou a compra da MCI, antiga dona da brasileira Embratel. Nos últimos meses, o setor já havia vivido a fusão da Sprint com a Nextel e a compra da AT&T pela SBC.

Hoje, as principais ações das teles registram forte valorização: Telemar PN (+3,6%), Embratel PN (+3,6%), Telesp Celular PN (+2,1%), Net PN (+4,3%), TIM PN (+2,6%) e Telemar ON (+5,1%).

O Ibovespa registra alta de 2,52%, aos 27.050 pontos. A queda do risco Brasil também contribuiu para o bom desempenho do mercado acionário. O indicador recua 2,72%, aos 393 pontos, o menor desde 3 de janeiro. O dólar cai 0,73%, vendido a R$ 2,563, apesar do leilão de compra de divisas promovido pelo Banco Central.

A sexta alta dos juros, anunciada ontem pelo BC, veio em linha com as previsões da maior parte do mercado. A taxa subiu 0,50 ponto percentual, para 18,75% ao ano, maior desde novembro de 2003. Esse aumento ajuda a atrair capital especulativo para o Brasil, pois investidores estrangeiros aplicam mais em títulos com remuneração atrelada à taxa, em busca de ganhos maiores.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página