Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2005 - 08h37

Confiança dos empresários na economia da Alemanha cai em fevereiro

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A confiança dos empresários na economia da Alemanha registrou queda em fevereiro, indo para 95,5 pontos, contra os 96,4 pontos registrados em janeiro, segundo pesquisa mensal do Instituto de Pesquisa Econômica alemão (IFO) divulgada nesta quarta-feira.

As exportações têm conduzido a retomada da economia alemã registrada nos último meses, mas as altas taxas de desemprego e os cortes nos programas de benefícios sociais têm restringido muito a demanda doméstica no país.

A taxa de desemprego na Alemanha ficou em 12,1% em janeiro, atingindo a marca recorde em números absolutos para o período pós-Segunda Guerra Mundial de 5,037 milhões de pessoas. Em dezembro, a taxa de desemprego foi de 10,8%, correspondente a 4,464 milhões de pessoas.

Com o emprego no país em baixa, os consumidores sentem poucos estímulos para gastar. Em dezembro, o desempenho do setor varejista alemão foi fraco, com queda de 0,4% em relação a novembro e de 2,7% em relação ao mesmo período de 2003.

Em janeiro, o governo alemão reduziu sua expectativa de crescimento econômico para o país para 1,6%, já prevendo uma queda nas exportações, provocada pela valorização do euro frente ao dólar --o que torna os produtos alemães muito caros nos mercados externos.

O índice do instituto é apurado com base em uma pesquisa feita junto a empresários alemães sobre sua confiança no panorama econômico do país hoje e nos próximos seis meses.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a economia da Alemanha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página