Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2005 - 10h16

Ligação dentro do DDD 11 usará código de operadora a partir de amanhã

Publicidade

do Agora
da Folha Online

A maneira de fazer ligações fixas entre as 64 cidades da área de DDD 11 vai mudar a partir de amanhã. Será necessário usar o código de uma das prestadoras de interurbano antes do número do telefone, como já acontece com as chamadas entre municípios com DDDs diferentes entre si.

A mudança só vale para ligações que se encaixam em dois casos: entre um dos 39 municípios da região metropolitana e outro localizado fora dessa área --como uma chamada entre São Paulo e Jundiaí, por exemplo-- e entre dois municípios que estão entre os 25 localizados fora da região metropolitana mas têm DDD 11 --como uma ligação entre Atibaia e Itu.

Nesses casos, o usuário deverá proceder como em qualquer outra ligação de longa distância para uma cidade de DDD diferente. Ou seja, discar 0 + número da operadora + 11 + número do telefone.

As chamadas realizadas entre os 39 municípios da região metropolitana, incluindo a capital, continuam sendo feitas sem o uso do código da prestadora. Isso porque, desde setembro do ano passado, as ligações entre esses municípios já eram consideradas locais. Outras exceções são as ligações entre Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, que falam entre si com ligação local, e também entre São Roque e Mairinque.

Segundo a Telefônica, a mudança é a última fase do processo de redefinição de áreas locais feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Agora, muitos municípios vizinhos podem falar entre si pagando apenas a tarifa local.

O uso do código da prestadora para ligações interurbanas de mesmo DDD já era aplicado em outros códigos do Estado. Só faltava o 11.

Tarifas

A mudança faz com que o consumidor possa escolher a operadora mais barata. Até amanhã, obrigatoriamente, o usuário usa a Telefônica para completar a chamada, já que não há código de operadora antes do DDD. Mas a ligação é cobrada como interurbana.

As principais prestadoras do Estado são a Telefônica (código 15), a Embratel (código 21) e a Intelig (23).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre regras para ligações
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página