Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2005 - 12h52

Merrill Lynch rebaixa recomendação para títulos do Brasil

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A corretora americana Merrill Lynch divulgou hoje que rebaixou sua recomendação para os títulos da dívida externa do Brasil, citando que os riscos da aplicação se tornaram maiores em meio à expectativa de novas altas dos juros nos EUA.

Mas o mercado financeiro ignorou o anúncio do rebaixamento. O dólar cai 1,11%, vendido a R$ 2,652, o risco Brasil desaba 3,34%, aos 376 pontos, e a Bovespa sobe 1,15%.

Segundo um operador de uma corretora paulista, a decisão da Merrill Lynch de rebaixar o Brasil já era comentada ontem em algumas mesas de operações. Só hoje a instituição fez a divulgação oficial do relatório.

Para a Merrill Lynch, os clientes devem reduzir o volume de recursos aplicados nos papéis brasileiros.

Desde o segundo semestre do ano passado, a corretora aconselhava assumir posição "overweight" (acima da média do mercado). Agora, a recomendação caiu para "marketweight" (igual à média).

A Merrill Lynch considerou sua mudança como um movimento "tático", tomado após uma valorização dos papéis frente ao rendimento pago pelos títulos americanos.

A corretora lembrou a alta do rendimento dos papéis do Tesouro americano nas últimas três semanas, mas ponderou que os títulos dos emergentes ainda seguem oferecendo uma remuneração melhor.

A instituição não faz nenhuma menção ao cenário interno brasileiro, como o quadro político. No mês passado, o governo Lula sofreu a maior derrota política com a perda do candidato do Planalto na eleição da presidência da Câmara.

Leia mais
  • Desemprego sobe nos EUA, alivia medo de juro e dólar cai

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre títulos da dívida externa do Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página