Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2005 - 10h50

Presidente da Boeing é demitido por relacionamento com executiva

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Boeing anunciou nesta segunda-feira a saída de seu presidente, Harry Stonecipher, 69, após uma investigação que revelou que ele tinha um relacionamento pessoal com uma executiva da empresa, segundo comunicado da Boeing.

"A Boeing anunciou hoje que seu quadro de diretores pediu e recebeu a renúncia do presidente e executivo-chefe Harry Stonecipher ontem", disse o comunicado, divulgado hoje.

Divulgação
O ex-executivo-chefe da Boeing, Harry Stonecipher
O relacionamento de Stonecipher com uma executiva da empresa que não era diretamente submetida a ele é "inconsistente com o código de conduta da Boeing", segundo o comunicado da empresa.

"A diretoria concluiu que os fatos refletem uma má capacidade de julgar da parte de Harry que poderia restringir sua capacidade de liderar a companhia", diz o comunicado. Segundo a biografia de Stonecipher no site da Boeing, ele é casado, tem dois filhos e dois netos.

A Boeing ressaltou, no entanto, que a renúncia não está "de modo nenhum" relacionada com o desempenho operacional ou sua condição financeira, que "permanecem fortes".

"O executivo-chefe deve, no entanto, estabelecer o padrão de um comportamento profissional e pessoal impecável e a diretoria determinou que essa era a decisão correta e necessária dadas as circunstâncias."

A Boeing ordenou que fosse feita uma investigação "imediata e ampla" após ter recebido uma informação anônima há cerca de dez dias sobre o relacionamento de Stonecipher com a executiva (cuja identidade não foi revelada). De acordo com a investigação, o relacionamento é consensual, não teve influência sobre os negócios da Boeing e nem sobre a carreira ou o salário da executiva.

Segundo o porta-voz da Boeing, John Dern, a executiva irá permanecer na empresa, mas não forneceu mais detalhes.

Para ocupar o cargo em caráter interino, a empresa nomeou o diretor financeiro, James A. Bell, 56, que está na empresa há 32 anos e é membro do conselho executivo desde novembro de 2003. Stonecipher assumiu o cargo em dezembro de 2003. Ele irá deixar também o Conselho da Boeing.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Sony nomeia primeiro executivo-chefe estrangeiro de sua história

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Boeing
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página