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08/03/2005
-
09h30
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
A Gol Linhas Aéreas fechou 2004 com um lucro líquido de R$ 384,7 milhões, um aumento de 119% em relação a 2003. No último trimestre de 2004, por exemplo, o resultado da novata da aviação comercial cresceu 178% e atingiu R$ 113,986 milhões, superando o da TAM, maior empresa aérea brasileira em passageiros transportados no mercado doméstico. Nesse mesmo período, a TAM lucrou R$ 83,125 milhões.
A Vasp e Varig --que enfrentam dificuldades financeiras-- ainda não divulgaram seus resultados de 2004. Mas tudo indica que o lucro da TAM e da Gol serão os maiores do setor, já que as outras duas companhias aéreas podem, segundo analistas de mercado, ter fechado o ano passado no vermelho.
A Varig, por exemplo, contratou a Trevisan e o Unibanco para reestruturar sua dívida. A Vasp, que está numa situação ainda pior, teve suas oito últimas linhas regulares suspensas pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) em janeiro. Agora, a empresa só tem autorização para operar vôos fretados ou de transporte de cargas.
Resultado financeiro da Gol
As receitas operacionais líquidas cresceram 40% e alcançaram R$ 2 bilhões em 2004. No ano passado, a empresa expandiu em 16% a oferta de assentos e atingiu um crescimento de 28% no número de passageiros transportados por quilômetro (RPK).
Com esses resultados, o índice de aproveitamento das aeronaves da Gol foi de 71%, cinco pontos percentuais acima da média do setor. A companhia ficou em terceiro lugar no mercado doméstico de aviação, com 22,3% de participação.
O lucro líquido por ação foi de R$ 2,14.
O EBITDA --resultado operacional antes de despesas financeiras líquidas, depreciação, amortização e arrendamentos--, foi de R$ 793 milhões, com margem de 40% e crescimento de 46% em relação a 2003 (R$ 544,4 milhões, com margem de 39%).
A Gol terminou o ano de 2004 com uma frota de 27 aeronaves Boeing 737 NG (Next Generation).
Outras companhias
Em meados de fevereiro, a TAM anunciou que obteve no ano passado um lucro de R$ 341 milhões, o maior de sua história.
A empresa foi beneficiada pela decadência da Vasp, que em janeiro teve suspensa pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) sua autorização para realizar transporte de passageiros em vôos regulares.
Números do DAC mostram que a fatia de mercado da Vasp --que definhou durante todo o ano passado-- foi majoritariamente conquistada pela TAM.
Além disso, o compartilhamento de vôos com a Varig --que funcionou durante o ano passado-- também contribuiu para reduzir os custos da TAM e elevar seus lucros.
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A Gol Linhas Aéreas fechou 2004 com um lucro líquido de R$ 384,7 milhões, um aumento de 119% em relação a 2003. No último trimestre de 2004, por exemplo, o resultado da novata da aviação comercial cresceu 178% e atingiu R$ 113,986 milhões, superando o da TAM, maior empresa aérea brasileira em passageiros transportados no mercado doméstico. Nesse mesmo período, a TAM lucrou R$ 83,125 milhões.
A Vasp e Varig --que enfrentam dificuldades financeiras-- ainda não divulgaram seus resultados de 2004. Mas tudo indica que o lucro da TAM e da Gol serão os maiores do setor, já que as outras duas companhias aéreas podem, segundo analistas de mercado, ter fechado o ano passado no vermelho.
A Varig, por exemplo, contratou a Trevisan e o Unibanco para reestruturar sua dívida. A Vasp, que está numa situação ainda pior, teve suas oito últimas linhas regulares suspensas pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) em janeiro. Agora, a empresa só tem autorização para operar vôos fretados ou de transporte de cargas.
Resultado financeiro da Gol
As receitas operacionais líquidas cresceram 40% e alcançaram R$ 2 bilhões em 2004. No ano passado, a empresa expandiu em 16% a oferta de assentos e atingiu um crescimento de 28% no número de passageiros transportados por quilômetro (RPK).
Com esses resultados, o índice de aproveitamento das aeronaves da Gol foi de 71%, cinco pontos percentuais acima da média do setor. A companhia ficou em terceiro lugar no mercado doméstico de aviação, com 22,3% de participação.
O lucro líquido por ação foi de R$ 2,14.
O EBITDA --resultado operacional antes de despesas financeiras líquidas, depreciação, amortização e arrendamentos--, foi de R$ 793 milhões, com margem de 40% e crescimento de 46% em relação a 2003 (R$ 544,4 milhões, com margem de 39%).
A Gol terminou o ano de 2004 com uma frota de 27 aeronaves Boeing 737 NG (Next Generation).
Outras companhias
Em meados de fevereiro, a TAM anunciou que obteve no ano passado um lucro de R$ 341 milhões, o maior de sua história.
A empresa foi beneficiada pela decadência da Vasp, que em janeiro teve suspensa pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) sua autorização para realizar transporte de passageiros em vôos regulares.
Números do DAC mostram que a fatia de mercado da Vasp --que definhou durante todo o ano passado-- foi majoritariamente conquistada pela TAM.
Além disso, o compartilhamento de vôos com a Varig --que funcionou durante o ano passado-- também contribuiu para reduzir os custos da TAM e elevar seus lucros.
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