Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2005 - 11h03

Venda pela internet de passagens da Gol e TAM está fora do ar

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os serviços de consulta e compra de passagens da Gol e TAM pela internet estão fora do ar. Na Gol, o consumidor que tentar reservar um bilhete encontra a seguinte mensagem: "Por favor, faça um novo acesso dentro de alguns minutos. Um dispositivo de segurança impede que mais usuários estejam conectados neste momento".

O site da TAM nem chega a abrir. Ao digitar o endereço da TAM na internet, o consumidor se depara com esse aviso: "O site está temporariamente fora do ar".

A TAM informou que o site está em manutenção e que deve voltar ao normal ainda nesta manhã. A companhia negou que o problema tenha relação com o congestionamento provocado pelo excesso de visitas. Ontem, entretanto, a empresa admitiu que o excesso de consultas deixou o sistema de consulta de bilhetes mais lento. Para driblar o problema, a empresa teria ampliado a capacidade do site.

Já a Gol informou em nota ontem que o congestionamento do site deve ser resolvido ainda hoje, com a elevação da capacidade de atendimento do site.

Segundo a companhia, essa capacidade já havia sido duplicada para 300 mil acessos diários antes do anúncio do realinhamento tarifário. No entanto, a empresa foi surpreendida com a elevação da demanda, que subiu para 1,5 milhão de usuários.

Como o desconto da Gol só vale para as compras efetuadas pela internet, os passageiros estão encontrando dificuldades para encontrar bilhetes com preços reduzidos.

Apesar dos problemas de navegação, a redução de preços já elevou a média diária de vendas de passagens da Gol pela internet, que era de 28 mil a 30 mil bilhetes. Na segunda-feira, a empresa vendeu 61 mil passagens; anteontem foram 81 mil; e até as 15h30 de ontem haviam sido comercializados 54.159 bilhetes.

A dificuldade de acesso às páginas na internet das duas empresas coincide com os anúncios de realinhamento e reduções promocionais de preços. No caso da Gol, o congestionamento começou na segunda-feira, quando a empresa anunciou a redução de até 56% nos preços de todos os destinos nacionais.

A TAM está oferecendo a partir de hoje a volta grátis na compra de um bilhete de ida.

A Varig, que também anunciou descontos nos embarques feitos na Semana Santa, informou que sua página na internet não registrou nenhum problema por conta da elevação da demanda.

Internet

A Gol vendeu R$ 1,6 bilhão em passagens aéreas em 2004 pela internet. Esse montante corresponde a 80% de suas vendas no ano passado, que atingiram R$ 2 bilhões.

A TAM informou ontem que 80% de suas vendas também são transacionadas pela internet. A companhia inclui nesse cálculo as vendas realizadas pelos agentes de viagem através do portal da TAM e os bilhetes comprados diretamente no site da empresa.

Leia mais
  • Após redução de preços, site da Gol fica congestionado e dificulta compra
  • TAM segue Varig e Gol, dá desconto de até 60% e estuda cortar tarifa
  • Gol anuncia redução de até 56% no preço das passagens
  • Varig também reduz em até 70% tarifas na Semana Santa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre venda de passagens
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página