Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2000 - 09h26

AGU recorre hoje contra suspensão do leilão do Banespa

Publicidade

ALEXANDRO MARTELLO
do FolhaNews

A AGU (Advocacia Geral da União) deve recorrer hoje da decisão da juíza Alda Maria Basto Caminha Ansaldi, da 1ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, que suspendeu, na terça, o processo de privatização do Banespa.

A juíza pede que seja elaborado um novo edital de licitação, que deverá conter informações sobre uma ação popular, movida em 1998 pelo ex-governador Orestes Quércia, que pede a anulação da transferência das ações do Banespa para o governo federal.

O diretor de Finanças Públicas e Regimes Especiais do Banco Central, Carlos Eduardo de Freitas, informou que o BC vai fazer todos os esforços para que o leilão de privatização do Banespa seja realizado no dia 20, conforme consta no cronograma de privatização.

Outra decisão da Justiça Federal de São Paulo já havia determinado que o pagamento feito pelo futuro comprador do banco seja depositado em juízo. A União, atual controladora do Banespa, só receberá o dinheiro arrecadado com a privatização depois que a Justiça julgar o mérito sobre quem deverá ficar com o lucro do banco deste ano. Essa decisão foi tomada pelo juiz substituto da 15ª Vara de São Paulo Marcelo Guerra Martins, também na terça-feira.

Três das nove instituições financeiras pré-qualificadas a participar do leilão de privatização do banco paulista já deixaram a corrida. São elas: Citibank, BankBoston e Banco Bilbao Viscaya. Permanece o suspense em torno da participação de outros dois estrangeiros -o espanhol Santander e o inglês HSBC. Os quatro brasileiros -Bradesco, Itaú, Unibanco e Safra- confirmaram oficialmente a participação no leilão com a entrega de documentos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página