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21/03/2005 - 17h21

Anatel fiscaliza operadoras de celular em todas as capitais

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PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) iniciou hoje uma operação de fiscalização em todas as capitais do país para verificar o cumprimento das metas de qualidade pelas operadoras de telefonia móvel.

De acordo com a agência, 38 equipes de fiscais irão verificar o serviço prestado nas centrais de atendimento telefônico (call centers) e nas lojas das oito operadoras de telefonia móvel: Brasil Telecom GSM, Claro, Tim, Vivo, Oi, Telemig Celular/Amazônia Celular, CTBC Telecom Celular e Sercomtel Celular.

Os fiscais da agência irão conferir principalmente os problemas que motivam a maioria das reclamações recebidas pela central de atendimento da Anatel.

Segundo levantamento do órgão regulador, os erros em cobrança/contas representam cerca de 37% das reclamações dos usuários. Em seguida, o atendimento ao usuário aparece com 21% das reclamações, os reparos ou defeitos, com 9,8%, e o desligamento, bloqueio ou cancelamento, com 9%.

Para estimular as empresas a melhorarem a qualidade do atendimento ao usuário da telefonia celular, a Anatel criou um ranking com a classificação das empresas por número de reclamações em relação ao total de assinantes.

Nos próximos dias, o órgão regulador deverá divulgar um índice máximo para a quantidade de reclamações para cada 1 mil assinantes.

Caso os números de reclamações sobre a telefonia celular não diminuam, a Anatel promete multar as empresas e adotar medidas preventivas para inibir a venda de novas linhas até que a qualidade do serviço se normalize.

Entre 2003 e 2004, o índice de reclamações por 1 mil usuários de celular saltou de 0,14 para 0,29, uma alta de 107,14%, segundo a Anatel.

Especial
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